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A VELHICE DE DAVI (SUBSIDIO)
A VELHICE DE DAVI (SUBSIDIO)

  

A VELHICE DE DAVI

MAURICIO BERWALD PROFESSOR SUBSIDIO PARA AS AULAS

Comentário de Matthew Henry 

1 Reis 1 

Introdução

Neste capítulo temos, I. David recusando em sua saúde ( 1 Reis 1: 1-4 ). II. Adonias aspirando ao reino, e tratando seu partido, para isso ( 1 Reis 1: 5-10 ). III Natã e Bate-Seba pretendem assegurar a sucessão a Salomão e prevalecer uma ordem de Davi para o propósito (v. 11-31). IV. A unção de Salomão em conformidade e a alegria do povo nisso ( 1 Reis 1: 32-40 ). V. A parada efetiva se aplica à usurpação de Adonias e à dispersão de seu partido ( 1 Reis 1: 41-49 ). VI. A saída de Adonias de Salomão sobre seu bom comportamento ( 1 Reis 1: 50-53 ).

 

Versos 1-4

Davi, como registrado no capítulo anterior, escapou, pela grande misericórdia de Deus, da espada do anjo destruidor. Mas nossas libertações de ou através de doenças e perigos são apenas adições; se a vela não for apagada, ela queimará por si mesma. Temos David aqui afundando sob as enfermidades da velhice e levado por eles até os portões da sepultura. Aquele que sobe do abismo cairá na armadilha; e, de um jeito ou de outro, precisamos morrer. 1. Teria sido problemático ver David tão enfermo. Ele era tão velho, e seu calor natural tão desperdiçado que nenhuma roupa poderia mantê-lo aquecido, 1 Reis 1: 1. David tinha sido um valente homem ativo e um homem de negócios, e muito veemente a chama sempre esteve em seu peito; e, no entanto, agora seu sangue está gelado e estagnado, ele está confinado em sua cama e não há calor. Ele tinha agora setenta anos de idade. Muitos, nessa idade, são tão animados e aptos para os negócios como sempre; mas Davi foi agora castigado por seus pecados anteriores, especialmente aquele em relação a Urias, e sentiu de suas antigas labutas e dificuldades passadas em sua juventude, que então ele não fez nada, mas agora era pior. Não deixe o homem forte se gloriar em sua força, que em breve poderá ser enfraquecida pela doença, ou enfim enfraquecer-se-á pela velhice. Deixe os jovens se lembrarem de seu Criador nos dias de sua juventude,antes destes dias maus virem. O que nossa mão descobre fazer por Deus e por nossas almas e nossa geração, façamos com toda a nossa força, porque a noite vem, a noite da velhice, na qual nenhum homem pode trabalhar; e, quando nossa força se for, será um consolo recordar que a usamos bem. 2. Teria sido problemático ver seus médicos tão fracos e incompetentes que não sabiam outra maneira de aliviá-lo do que em aplicações externas. Não há cordiais nem espíritos, mas: (1) Cobriram-no de roupas que, onde houver calor interno, o manterão e assim o aumentará; mas, onde não é, eles não têm nenhum para se comunicar, não, não roupas reais. Eliú torna difícil entender como nossas vestes estão aquecidas sobre nós ( Jó 37:17).); mas, se Deus negar sua bênção, os homens se vestem, e não há nenhum quente ( Ageu 1: 6 ), Davi aqui não estava. (2) Eles insensatamente prescreveram núpcias para um que deveria estar se preparando para o seu funeral ( 1 Reis 1: 2-4 ); mas sabiam o que gratificaria suas próprias corrupções, e talvez estivessem muito dispostas a gratificar a dele, sob a cor de consultar sua saúde. Seus profetas deveriam ter sido consultados, assim como seus médicos, em um caso dessa natureza. No entanto, isso pode ser desculpado então, quando até homens bons ignorantemente se permitiram ter muitas esposas. Nós agora não aprendemos de Cristo, mas somos ensinados que um homem deve ter apenas uma esposa ( Mateus 19: 5 ), e além dissoÉ bom que um homem não toque em uma mulher, 1 Coríntios 7: 1 . Que Abishag era casado com Davi antes de ela se deitar com ele, e era sua esposa secundária, parece ser um crime tão grande para Adonias que ele desejava se casar com ela ( 1 Reis 2:22 ) após a morte de seu pai.

 

Versos 5-10

Davi teve muita aflição em seus filhos. Amnon e Absalão tinham sido ambos sua dor; aquele seu primogênito, o outro seu terceiro, 2 Samuel 3: 2 2 Samuel 3: 22 Samuel 3: 3 2 Samuel 3: 4 1 Reis 1: 6 , 2 Samuel 3: 3 . Seu segundo, a quem ele teve por Abigail, vamos supor que ele tinha conforto; seu quarto foi Adonias ( 2 Samuel 3: 4 ); ele foi um daqueles que nasceram em Hebron; não ouvimos nada dele até agora, e aqui nos é dito que ele era uma pessoa grata, e que ele era o próximo em idade, e (como se provou) próximo em temperamento a Absalão, 1 Reis 1: 6 . E, além disso, aos olhos de seu pai, ele havia sido uma jóia, mas agora era um espinho.

 

  1. Seu pai fez um carinho dele, 1 Reis 1: 61 Reis 1: 6 . Ele não o desagradou a qualquer momento. Não é dito que ele nunca desagradou seu pai; É provável que ele tenha feito isso com tanta freqüência, e seu pai estava secretamente preocupado com sua má conduta e lamentou isso diante de Deus. Mas seu pai não o havia desagradado, cruzando-o em seus humores, negando-lhe qualquer coisa que ele tivesse em mente, ou chamando-o para uma conta sobre o que ele tinha feito e onde ele tinha estado, ou mantendo-o à sua livro ou seu negócio, ou reprová-lo pelo que viu ou ouviu falar que ele errou; ele nunca lhe disse: Por que fizeste assim?porque ele viu que era desconfortável para ele, e ele não podia suportá-lo sem se preocupar. Era culpa do filho que ele estivesse descontente com a repreensão e a aceitasse por afronta, por meio do qual ele perdeu o benefício disso; e foi culpa do pai que, por ver que isso lhe desagradava, ele não o reprovou; e agora ele justamente fartou-se de satisfazê-lo. Aqueles que honram seus filhos mais do que Deus, como aqueles que não os mantêm sob boa disciplina, perdem a honra que poderiam esperar de seus filhos.
  2. Ele, em troca, fez um tolo de seu pai. Porque ele era velho, e confinado à sua cama, ele pensou que nenhum aviso era para ser tomado dele, e, portanto, exaltou-se, e disse: Eu serei rei, 1 Reis 1: 5 1 Reis 1: 51 Crônicas 22: 9 1 Crônicas 23: 1 1 Reis 1:18 1 Reis 1:25 1 Reis 1: 5 1 Reis 1: 7 1 Reis 1: 8 1 Reis 1: 9 1 Reis 1:10 Romanos 16:18 2 Samuel 15: 7 . As crianças que são favorecidas aprendem a ser orgulhosas e ambiciosas, o que é a ruína de muitos jovens. A maneira de mantê-los humildes é mantê-los sob o controle. Observe a insolência de Adonias. 1. Ele olhou para os dias de luto por seu pai estar próximo, e, portanto, ele se preparou para sucedê-lo, embora ele soubesse que pela designação de Deus e de Davi Salomão era para ser o homem; pois o próprio Davi o publicara, e a sucessão foi estabelecida, por assim dizer, por ato do parlamento, segundo a designação de Deus, 1 Crônicas 22: 9; 1 Crônicas 23: 1 . Isto implica Adonias tentou pela força para cortar, com desprezo tanto de Deus e seu pai. Assim é o reino de Cristo oposto, e há aqueles que dizem: "Não queremos que ele reine sobre nós". 2. Ele considerava seu pai como antiquado e bom para nada, e, portanto, ele entrou imediatamente após a posse de o trono. Ele não pode esperar até que a cabeça de seu pai seja abatida, mas agora deve ser dito: Adonias reina ( 1 Reis 1:18 ) e, Deus salve o rei Adonias, 1 Reis 1:25. Seu pai não é apto para governar, pois ele é antigo e governante passado, nem Salomão, pois ele é jovem e ainda não é capaz de governar; e, portanto, Adonias tomará o governo sobre ele. Argumenta-se que uma mente muito malévola e malévola insulta os filhos por causa das enfermidades de sua idade. 3. Na prossecução deste projecto ambicioso, (1) Ele conseguiu um grande séquito ( 1 Reis 1: 5 ), carruagens e cavaleiros, tanto para o estado e força, para esperá-lo e lutar por ele. (2) Ele fez grande interesse com nada menos que Joabe, o general do exército, e Abiatar, o sumo sacerdote, 1 Reis 1: 7. Que ele faça sua corte àqueles que, por sua influência na igreja e no campo, são capazes de lhe fazer um grande serviço, não é estranho; mas podemos nos perguntar por quais artes eles poderiam ser atraídos para segui-lo e ajudá-lo. Eram homens idosos, que tinham sido fiéis a Davi nos momentos mais difíceis e problemáticos de sua época, homens de bom senso e experiência, que, alguém poderia pensar, não seriam facilmente enganados. Eles não podiam propor qualquer vantagem a si mesmos apoiando Adonias, pois ambos estavam no topo de seu favor e permaneciam firmes nele. Eles não podiam ser ignorantes sobre o assunto da coroa sobre Salomão, o qual não estava em seu poder cortar, e, portanto, era de seu interesse obrigá-lo. Mas Deus, nesta questão, deixou-os para si, talvez para corrigi-los por alguma má conduta anterior com um flagelo de sua própria criação.1 Reis 1: 8 ) quem eram aqueles que eram de tal fidelidade aprovada a Davi que Adonias não tinha a confiança tanto quanto a propor seu projeto para eles - Zadoque, Benaia, e Natã. Um homem que tenha dado provas de sua adesão resoluta ao que é bom não será solicitado a fazer algo ruim. (3) Ele preparou um grande entretenimento ( 1 Reis 1: 9 ) em En-Rogel, não longe de Jerusalém; seus convidados eram os filhos do rei e os servos do rei, a quem ele festejava e acariciava para levá-los ao seu grupo; mas Salomão não foi convidado, seja porque o desprezou ou porque se desesperou dele, 1 Reis 1:10 . Tais como servir a própria barriga, e será do interesse daqueles que os banquetearão de que lado eles são, são presas fáceis para os sedutores, Romanos 16:18 . Alguns pensam que Adonias matou essas ovelhas e bois, até mesmo gordos, como sacrifício, e que foi uma festa religiosa que ele fez, começando sua usurpação com uma demonstração de devoção, como Absalão sob a cor de um voto ( 2 Samuel 15: 7). ), o que ele poderia fazer o mais plausível quando ele próprio tinha o alto sacerdote a seu lado. É uma pena que alguma ocasião deva ser dada para dizer: In nomine Domini incipit omne malam - Em nome do Senhor começa todo o mal, e que todos os exercícios religiosos devem ser feitos para apadrinhar todas as práticas religiosas.

Versículos 11-31

Temos aqui os esforços efetivos que foram usados ​​por Natã e Bate-Seba para obter de Davi uma ratificação da sucessão de Salomão, pelo esmagamento da usurpação de Adonias. 1. O próprio Davi não sabia o que estava fazendo. As crianças desobedientes acham que estão bem o suficiente se puderem, mas mantêm seus bons e velhos pais ignorantes de seus maus rumos; mas um pássaro do ar carregará a voz.2. Bate-Seba vivia aposentada e também nada sabia disso, até que Natã a informou. Muitos ficam muito confortavelmente através deste mundo que sabe pouco como o mundo vai. 3. Salomão, é bem provável, sabia disso, mas era como um homem surdo que não ouvia. Embora tivesse anos e sabedoria acima de seus anos, ainda não descobrimos que ele se mexeu para se opor a Adonias, mas calmamente se recompôs e deixou que Deus e seus amigos ordenassem o assunto. Por isso Davi, em seu Salmo para Salomão, observa que enquanto os homens, em busca do mundo, em vão levantam cedo e se levantam tarde, Deus dá a seu amado (seus Jedidias ) sono, dando-lhes para serem fáceis e ganharem ponto sem agitação, Salmo 127: 1 Salmo 127: 1 , Salmo 127: 2Salmo 127: 2. Como então o design é produzido?

 

  1. Nathan, o profeta, alarma Bate-Seba familiarizando-a com o caso, e coloca-a em uma forma de obter uma ordem do rei para a confirmação do título de Salomão. Ele estava preocupado porque conhecia a mente de Deus e o interesse de Davi e Israel; foi por ele que Deus nomeou Salomão Jedidias ( 2 Samuel 12:25 2 Samuel 12:25 ), e portanto ele não podia ficar parado e ver o trono usurpado, o qual ele sabia que era direito de Salomão pela vontade daquele de quem a promoção vem. Quando as coroas eram descartadas pela direção imediata do céu, não era de admirar que os profetas estivessem muito interessados ​​e empregados nesse assunto; mas agora que a providência comum governa os assuntos do reino dos homens ( Daniel 4:32 Daniel 4:32a agência subordinada deve ser deixada para as pessoas comuns, e não deixe os profetas intrometerem-se nelas, mas guarde-as nos assuntos do reino de Deus entre os homens. Nathan se candidatou a Bate-Seba, como alguém que tinha a maior preocupação por Salomão, e poderia ter o acesso mais livre a Davi. Ele informou-a da tentativa de Adonias ( 1 Reis 1:11 1 Reis 1:11), e que não foi com o consentimento ou conhecimento de Davi. Ele sugeriu a ela que não só Salomão corria o risco de perder a coroa, mas também que ele e ela corriam o risco de perder suas vidas se Adonias prevalecesse. Um espírito humilde pode ser indiferente a uma coroa, e pode estar contente, não obstante a perspectiva dela, de ficar sem a posse dela. Mas a lei da autopreservação e o sexto mandamento nos obrigam a usar todos os esforços possíveis para assegurar nossa própria vida e a dos outros. Agora, diga Natã, deixe-me aconselhar como salvar sua própria vida e a vida de teu filho, 1 Reis 1:12 . Tal como este é o conselho que os ministros de Cristo nos dão em seu nome, para dar toda a diligência, não somente que nenhum homem tome nossa coroa ( Apocalipse 3:11).1 Reis 1:12 Apocalipse 3:11 1 Reis 1:13 1 Reis 1:24 1 Samuel 25:32 1 Samuel 25:33 ), mas que salvamos nossas vidas, até mesmo as vidas de nossas almas. Ele a orienta ( 1 Reis 1:13 ) a ir ao rei, para lembrá-lo de sua palavra e juramento, que Salomão deveria ser seu sucessor; e perguntar-lhe da maneira mais humilde: Por que Adonias reina? Ele pensou que David não estava tão frio, mas isso o aqueceria. Consciência, bem como um senso de honra, colocaria vida nele em uma ocasião como essa; e ele prometeu ( 1 Reis 1:24 ) que, enquanto ela estava raciocinando com o rei sobre este assunto, ele viria e a seguiria, como se ele viesse acidentalmente, o que talvez o rei pudesse considerar como uma providência especial (e ele foi um que tomou conhecimento de tais evidências, 1 Samuel 25:32 , 1 Samuel 25:33 ), ou, pelo menos, ajudaria a despertá-lo tanto mais.
  2. Bate-Seba, de acordo com o conselho e a orientação de Natã, não perde tempo, mas imediatamente faz sua solicitação ao rei, na mesma missão em que Ester foi ao rei Assuero, para interceder por sua vida. Ela não precisava esperar por um telefonema como Ester fizera, sabia que deveria ser bem-vinda a qualquer momento; mas é notado que quando ela visitou o rei Abishag estava ministrando a ele ( 1 Reis 1:15 1 Reis 1:15 ), e Bate-Seba não teve nenhum desagrado nele ou nela por ela, também que ela se curvou e fez reverência ao rei ( 1 Reis 1 : 16 ), em sinal de seu respeito a ele tanto como seu príncipe e como seu marido; uma filha tão genuína era ela de Sarah, que obedeceu a Abraão, chamando-o de senhor.1 Reis 1:16 1 Reis 1:17 1 Reis 1:18 1 Reis 1:19 1 Reis 1:20 2 Samuel 23: 1 2 Samuel 23: 2 1 Reis 1:21Aqueles que encontrariam graça com os superiores se mostrariam reverentes e obedientes àqueles a quem esperam ser gentis com eles. Seu discurso ao rei, nesta ocasião, é muito discreto. 1. Ela lembrou-lhe de sua promessa feita a ela e confirmou com um juramento solene, que Salomão deveria sucedê-lo, 1 Reis 1:17 . Ela sabia com que rapidez isso manteria um homem tão consciencioso quanto David. 2. Ela o informou da tentativa de Adonias, da qual ele era ignorante ( 1 Reis 1:18): “Adonias reina, competindo contigo pelo presente e em contradição com a tua promessa para o futuro. A culpa não é tua, pois tu não a sabias; mas agora que a sabes, por causa da tua promessa terás o cuidado de reprimir esta usurpação. ”Ela disse a ele quem eram os convidados de Adonias, e quem eram do seu interesse, e acrescentou, mas“ Salomão, teu servo, não chamou , que claramente mostra que ele olha para ele como seu rival, e pretende miná-lo, 1 Reis 1:19 . Não é um descuido, mas um desprezo do ato de colonização, que Salomão é negligenciado. ”3. Ela defende que está muito em seu poder evitar este dano ( 1 Reis 1:20 ): Os olhos de todo Israel estão sobre ti, não apenas comorei, pois não podemos supor que é prerrogativa de qualquer príncipe legar seus súditos por vontade (como se fossem seus bens e bens) a quem ele deseja, mas como um profeta. Todo Israel sabia que Davi não era apenas o ungido do Deus de Jacó, mas que o Espírito do Senhor falou por ele ( 2 Samuel 23: 1 , 2 Samuel 23: 2 ), e, portanto, esperando e dependendo de um divino designação, em uma questão de tamanha importância, a palavra de Davi seria um oráculo e uma lei para eles; isto, portanto, (diz Bate-Seba) eles esperam, e isso acabará com a controvérsia e acabará com todas as pretensões de Adonias. Uma sentença divina está nos lábios do rei.Note, qualquer que seja o poder, interesse ou influência, os homens devem aperfeiçoá-lo ao máximo para preservar e avançar o reino do Messias, do qual o reino de Salomão era um tipo. 4. Ela sugeriu o perigo iminente que ela e seu filho estariam se este assunto não fosse estabelecido na vida de Davi, 1 Reis 1:21 . “Se Adonias prevalecer, como é provável que ele faça (tendo Joabe, o general, e Abiatar, o sacerdote a seu lado), a menos que seja rapidamente reprimido, Salomão e todos os seus amigos serão considerados traidores e tratados adequadamente.” Os usurpadores são mais cruéis. Se Adonias tivesse entrado no trono, ele não teria lidado tão bem com Salomão como Salomão fez com ele. Aqueles que arriscam tudo o que está no caminho, como contra o direito, forçam sua entrada.

III O profeta Natã, de acordo com a sua promessa, entrou na estação e a apoiou, enquanto ela falava, antes que o rei desse sua resposta. se ele tivesse ouvido apenas a representação de Bate-Seba, sua resposta deveria ser dilatadora e apenas que ele considerasse: mas, da boca de duas testemunhas, duas dessas testemunhas, a palavra seria estabelecida, e ele imediatamente daria ordens positivas. O rei é informado de que Natã, o profeta, veio, e ele é certo de ser sempre bem-vindo ao rei, especialmente quando ele não está bem ou tem algum grande caso sobre seus pensamentos; pois, em qualquer caso, um profeta será, de uma maneira particular, prestativo a ele. Nathan sabe que ele deve prestar honra a quem a honra é devida,inclinou-se com o rosto para o chão, 1 Reis 1:23 1 Reis 1:23 . Ele lida um pouco mais claramente com o rei do que Bate-Seba havia feito. Nisso seu caráter o apoiaria, e o atual langor dos espíritos do rei tornava necessário que eles fossem despertados. 1. Ele faz a mesma representação da tentativa de Adonias como Bate-Seba havia feito ( 1 Reis 1:25 1 Reis 1:25 , 1 Reis 1:26 1 Reis 1:26 ), acrescentando que seu grupo já tinha alcançado uma tal segurança que gritava: " Deus salve o rei Adonias". como se o rei Davi já estivesse morto, notando também que eles não o convidaram para a sua festa (a mim o teu servo não chamou ), assim insinuando que eles decidiram não consultar Deus ou Davi no assunto, pois Natã estava1 Reis 1:24 1 Reis 1:27secretioribus consiliis - intimamente familiarizado com a mente de ambos. 2. Ele faz com que Davi compreenda o quanto estava preocupado em livrar-se de uma mão: Você disse: Adonias reinará depois de mim? ( 1 Reis 1:24 ), e novamente ( 1 Reis 1:27 ), “ esta coisa é feita pelo rei meu senhor?Se for, ele não é tão fiel nem à palavra de Deus nem à sua como todos nós o consideramos ser; se não for, é hora de testemunharmos contra a usurpação e declarar Salomão seu sucessor. Em caso afirmativo, por que Natã não está familiarizado com ele, que não é apenas, em geral, o confidente do rei, mas está particularmente preocupado com este assunto, tendo sido empregado para notificar a Davi a mente de Deus a respeito da sucessão; mas, se meu senhor, o rei, nada sabe sobre o assunto (como certamente não o faz), que insolência ousada Adonias e seu partido são culpados! ”Assim, ele se empenhou em incensar Davi contra eles, para que ele agisse com mais vigor para o apoio do interesse de Salomão. Note que os bons homens cumpririam o seu dever se fossem lembrados e colocados sobre o assunto, e informariam que ocasião haveria para aparecerem;

  1. David, em seguida, fez uma declaração solene de sua firme adesão à sua antiga resolução, que Salomão deveria ser seu sucessor. Bate-Seba é chamada ( 1 Reis 1:28 1 Reis 1:281 Reis 1:30 2 Samuel 4: 9 Gênesis 48:16 Salmos 34:22 ), e para ela, agindo em nome e por conta de seu filho, o rei dá estas novas garantias. 1. Ele repete sua antiga promessa e juramento, possui que ele havia jurado a ela pelo Senhor Deus de Israel que Salomão reinaria depois dele, 1 Reis 1:30 . Embora ele seja velho, e sua memória começa a falhar, ele ainda se lembra disso. Note, um juramento é tão sagrado que as obrigações dele não podem ser quebradas, e tão solene uma coisa que as impressões dele, alguém poderia pensar, não podem ser esquecidas. 2. Ele o ratifica com outro, porque a ocasião exigia:Como vive o Senhor, que remiu a minha alma de toda angústia, assim eu certamente o farei neste dia, sem contestação, sem demora. Sua forma de palavrões parece ser o que ele comumente usava em ocasiões solenes, pois encontramos isso em 2 Samuel 4: 9 . E traz consigo um agradecido reconhecimento da bondade de Deus para com ele, trazendo-o em segurança através das muitas dificuldades e dificuldades que havia em seu caminho, e que ele agora faz menção à glória de Deus (como Jacó, quando ele estava morrendo, Gênesis 48:16 ), estabelecendo assim a seu selo, a partir de sua própria experiência, que isso era verdade que o Espírito do Senhor falou por ele. Salmo 34:22 , o Senhor redime a alma de seus servos.Os santos que estão morrendo devem ser testemunhas de Deus e falar dele como encontraram. Talvez ele fale assim, nesta ocasião, pelo encorajamento de seu filho e sucessor a confiar em Deus nas aflições que ele também poderia encontrar.
  2. Bathsheba recebe estas garantias ( 1 Reis 1:311 Reis 1:31 ), 1 . Com grande complacência para com a pessoa do rei; ela reverenciava-o; enquanto Adonias e seu grupo o afrontaram. 2. Com bons desejos para a saúde do rei; Deixe ele viver. Até agora ela pensava que ele vivera muito tempo para rezar para que ele pudesse viver para sempre, se fosse possível, para adornar a coroa que ele usava e para ser uma bênção para seu povo. Devemos ansiosamente desejar o prolongamento de vidas úteis, no entanto, pode ser o adiamento de quaisquer vantagens nossas.

Versículos 32-40

Temos aqui o cuidado efetivo que Davi tomou tanto para garantir o direito de Salomão quanto para preservar a paz pública, esmagando pela raiz o projeto de Adonias. Observar,

 

  1. As ordens expressas que ele deu para a proclamação de Salomão. As pessoas a quem ele confiou este grande caso foram Zadoque, Natã e Benaia, homens de poder e interesse em quem Davi sempre confiara e que lhe foram fiéis, a quem Adonias havia passado a convite: 1 Reis 1:10 1 Reis 1:10 . Davi ordena-os imediatamente, com toda a solenidade possível, a proclamar Salomão. Eles devem levar com eles os servos de seu senhor, os salva-vidas e todos os servos da casa. Eles devem colocar Salomão na mula que o rei costumava montar, pois ele não mantinha tais estábulos de cavalos como seu filho fez depois. Ele os designa para onde ir ( 1 Reis 1:33 e 1 Reis 1:34 , 1 Reis 1:351 Reis 1:33 1 Reis 1:34 1 Reis 1:35 Hebreus 1: 9 Salmo 89:20 Tiago 2: 5 1 João 2:27 Salmo 72:15), e o que fazer. 1. Zadoque e Natã, as duas pessoas eclesiásticas, devem, em nome de Deus, ungi-lo rei; pois embora ele não fosse o primeiro de sua família, como Saul e Davi, ele era um filho mais novo, foi nomeado rei por nomeação divina e seu título foi contestado, o que tornou necessário que fosse resolvido. Essa unção era típica da designação e qualificação do Messias, ou de Cristo, o ungido, sobre quem o Espírito, aquele óleo de alegria, foi derramado sem medida, Hebreus 1: 9 , Salmos 89:20 . E todos os cristãos, sendo herdeiros do reino ( Tiago 2: 5 ), recebem dele a unção, 1 João 2:27 . 2. Os grandes oficiais, civis e militares, são ordenados a dar conhecimento público disso, e para expressar a alegria pública nesta ocasião pelo som da trombeta, pela qual a lei de Moisés dirigiu o agraciamento de grandes solenidades; a isto devem ser acrescentadas as aclamações do povo: “ Que o rei Salomão viva, que prospere, que o seu reino seja estabelecido e perpetuado, e que ele continue no gozo dele”; assim foi prometido a ele respeito. Salmo 72:15 , ele deve viver. 3. Eles devem, em seguida, trazê-lo no estado para a cidade de David, e ele deve sentar-se no trono de seu pai, como seu substituto agora, ou vice-rei, para despachar negócios públicos durante a sua fraqueza e ser seu sucessor após a sua morte: Ele será rei em meu lugar.Seria uma grande satisfação para o próprio Davi, e para todas as partes envolvidas, ter feito isso imediatamente, que após a morte do rei não poderia haver disputa ou agitação nos assuntos públicos. Davi estava longe de relutante em seu sucessor a honra de aparecer assim em sua vida, e ainda assim talvez estivesse tão envolvido com suas devoções em seu leito de doente que, se ele não tivesse sido lembrado por outros, esta grande bom trabalho, tão necessário ao repouso público, teria sido deixado por fazer.
  2. A grande satisfação que Benaia, em nome dos demais, professava nessas ordens. O rei disse: “Salomão reinará para mim e reinará depois de mim.” “Amém” (diz Benaías de todo coração); “Como o rei diz, assim dizemos nós; Estamos totalmente satisfeitos com a nomeação, e concordamos na escolha, damos nosso voto a Salomão, nemine contradicente - unanimemente, e já que não podemos trazer nada para passar, muito menos estabelecer, sem a concordância de uma providência propícia, o Senhor Deus do meu senhor o rei também! ” 1 Reis 1:36 1 Reis 1:36. Esta é a linguagem de sua fé na promessa de Deus sobre a qual o governo de Salomão foi fundado. Se dissermos como Deus diz em sua palavra, podemos esperar que ele diga como dizemos por sua providência. A isto ele acrescenta uma oração para Salomão ( 1 Reis 1:371 Reis 1:37 ), que Deus estaria com ele como estivera com Davi, e tornaria seu trono maior. Ele sabia que Davi não era daqueles que invejam a grandeza de seus filhos, e que, portanto, ele não se inquietaria com essa oração, nem a tomaria como uma afronta, mas diria amém a ela. O homem mais sábio e melhor do mundo deseja que seus filhos sejam mais sábios e melhores do que ele, pois ele mesmo deseja ser mais sábio e melhor do que ele; e sabedoria e bondade são a verdadeira grandeza.

III A execução imediata dessas ordens, 1 Reis 1: 38-40 1 Reis 1: 38-40 . Nenhum tempo foi perdido, mas Salomão foi trazido para o lugar designado, e lá Zadoque (que, embora ainda não fosse sumo sacerdote, era, suponhamos, o sufragâneo, os judeus o chamavam de saganor segundo sacerdote) ungido ele pela direção do profeta Natã e do rei Davi, 1 Reis 1:39 . No tabernáculo, onde a arca estava agora alojada, foi mantido entre outras coisas sagradas, o óleo sagrado para muitos serviços religiosos, de onde Zadoque tomou um chifre de óleo,1 Reis 1:39 Salmo 2: 6 Salmo 2: 7 1 João 2:20 1 Reis 1:40que denota poder e abundância, e com isso ungiu Salomão. Nós não achamos que Abiatar fingiu ungir Adonias: ele foi feito rei por uma festa, não por uma unção. A quem Deus chama, ele qualifica, o que foi significado pela unção; usurpadores não o fizeram. Cristo significa ungido, e ele é o rei que Deus colocou sobre o seu santo monte de Sião, de acordo com o decreto, Salmo 2: 6 , Salmos 2: 7 . Os cristãos também são feitos ao nosso Deus (e por ele) reis, e eles têm uma unção do Santo, 1 João 2:20. As pessoas, em seguida, expressam sua grande alegria e satisfação na elevação de Salomão, cercam-no com seus Hosannas - Deus exceto o rei Salomão, e o acompanham com sua música e gritos de alegria, 1 Reis 1:40 . Por este meio eles declararam sua concordância na escolha, e que ele não foi forçado sobre eles, mas alegremente aceito por eles. O poder de um príncipe pode ser pouca satisfação para si mesmo, a menos que ele saiba que é uma satisfação para o seu povo. Todo israelita se alegra na exaltação do Filho de Davi.

Versos 41-53

Nós temos aqui,

 

  1. As notícias da posse de Salomão trouxeram a Adonias e seu grupo, no meio de sua alegria: Eles tinham acabado de comer, e, deve parecer, foi um grande tempo antes que eles terminassem, para todo o caso. da unção de Salomão foi ordenada e terminada enquanto eles estavam no jantar, saturando-se. Assim, aqueles que não servem ao nosso Senhor Cristo, mas se opõem a ele, são comumente como servem o seu próprio ventre ( Romanos 16:18 Romanos 16:18 ) e fizeram dele um deus, Filemom 3:19 . Seu longo banquete intimamente do mesmo modo que eles estavam muito seguros e confiantes de seu interesse, senão eles não teriam perdido tanto tempo. O velho mundo e Sodoma estavam comendo e bebendo,Filemom 3:19 Lucas 17:26 1 Reis 1:41 Jó 15:21 1 Reis 1:42 1 Reis 1:43 1 Reis 1:44 1 Reis 1:45 1 Reis 1:46 1 Reis 1: 45 1 Reis 1:47 1 Reis 1:48 seguro e sensual, quando a sua destruição veio, Lucas 17:26 , etc Quando eles fizeram um fim de comer, e estavam se preparando para proclamar seu rei, e trazê-lo em triunfo na cidade, eles ouviram o som da trombeta ( 1 Reis 1:41 ), e um som terrível que estava em seus ouvidos, Jó 15:21 . Joabe era um homem idoso e ficou alarmado com isso, apreendendo que a cidade estava em alvoroço; mas Adonias estava muito confiante de que o mensageiro, sendo um homem digno, trouxe boas novas, 1 Reis 1:42. Usurpadores se lisonjeiam com as esperanças de sucesso, e esses são geralmente menos medrosos, cuja condição é mais perigosa. Mas como podem aqueles que cometem más ações esperar boas notícias? Não, o homem mais digno lhes trará as piores notícias, como o filho do sacerdote fez aqui a Adonias, 1 Reis 1:43 . “Na verdade, a melhor notícia que tenho para lhe trazer é que Salomão é feito rei, para que suas pretensões sejam todas reprimidas.” Ele se refere a elas muito particularmente, 1. Com que grande solenidade Salomão foi feito rei ( 1 Reis 1:44 , 1 Reis 1:45 ), e que agora estava sentado no trono do reino, 1 Reis 1:46. Adonias pensou ter entrado no trono antes dele, mas Salomão foi rápido demais para ele. 2. Com que satisfação geral Salomão foi feito rei, de modo que aquilo que foi feito não era susceptível de ser desfeito novamente. (1) O povo ficou satisfeito, testemunhar suas aclamações alegres, 1 Reis 1:45 . (2) Os cortesãos ficaram satisfeitos: os servos dos reis o atenderam com um discurso de felicitações nesta ocasião, 1 Reis 1:47 . Nós temos aqui os chefes de seu endereço: Eles abençoaram o rei Davi,aplaudiu seu cuidado prudente pelo bem-estar público, reconheceu sua felicidade sob seu governo e orou fervorosamente por sua recuperação. Eles também oraram por Salomão, para que Deus fizesse seu nome melhor que o de seu pai, o que bem poderia ser quando ele tivesse o alicerce de seu pai para edificar. Uma criança, nos ombros de um gigante, é mais alta que o próprio gigante. (3) O próprio rei ficou satisfeito: Ele se inclinou sobre a cama, não apenas para indicar sua aceitação do discurso de seus servos, mas para oferecer seu próprio endereço a Deus ( 1 Reis 1:48 ): “ Bendita seja a Senhor Deus de Israel, que, como Deus de Israel, para o bem de Israel, trouxe este assunto para uma questão tão feliz, meus olhos até vendo isso. Note, É uma grande satisfação para os homens bons, quando estão saindo do mundo, ver os assuntos de suas famílias em uma boa postura, seus filhos se levantando em seu lugar para servir a Deus e sua geração, e especialmente para veja a paz sobre Israel e o estabelecimento dela.
  2. A queda eficaz que isso deu à tentativa de Adonias. Estragou o esporte de seu partido, dispersou a companhia e obrigou todos os homens a mudarem para sua própria segurança. O triunfo dos ímpios é curto. Eles estavam construindo um castelo no ar, que, sem fundamento, logo cairia e os esmagaria. Eles estavam com medo de serem levados em conta, enquanto eles estavam juntos chocando sua traição, e, portanto, cada um fez o melhor do seu caminho.

III O terror em que Adonijah estava e o curso que ele tomou para se assegurar. ele estava agora tão deprimido quanto ele havia sido elevado, 1 Reis 1:42 1 Reis 1:42 , 1 Reis 1:50 1 Reis 1:50 . Ele tinha desprezado Salomão como não digno de ser seu convidado ( 1 Reis 1:10 1 Reis 1:10 ), mas agora ele teme a ele como seu juiz: Ele temia por causa de Salomão. Assim, aqueles que se opõem a Cristo e seu reino em breve serão levados a tremer diante dele, e invocar em vão as rochas e montanhas para abrigá-los de sua ira. Ele segurou os chifres do altar, que sempre foi visto como um santuário ou lugar de refúgio ( Êxodo 21:14Êxodo 21:14), insinuando por este meio que ele não ousou resistir a um julgamento, mas atirou-se à mercê de seu príncipe, em processo pelo qual ele não se baseou em nenhum outro apelo além da misericórdia de Deus, que se manifestou na instituição e aceitação dos sacrifícios que foram oferecidos naquele altar e a remissão de pecado sobre ele. Talvez Adonias tivesse anteriormente desprezado o serviço do altar, mas agora ele corteja a proteção dele. Muitos que no dia de sua segurança negligenciam a grande salvação, sob as prisões dos terrores do Senhor, de bom grado seriam entregues a Cristo e a seu mérito, e, quando já é tarde demais, se apegarão aos chifres do altar.

  1. Seu humilde discurso a Salomão por misericórdia. Por aqueles que trouxeram a notícia de Salomão onde ele estava, ele enviou um pedido para sua vida ( 1 Reis 1:511 Reis 1:51 ): Que o rei Salomão jure a mim que ele não matará seu servo. Ele possui Salomão para seu príncipe, e ele mesmo seu servo, não ousa justificar-se, mas faz súplicas ao seu juiz. Foi uma grande mudança com ele. Aquele que pela manhã estava agarrando uma coroa é antes de noite implorando por sua vida. Então Adonias reinou, agora Adonias estremece, e não pode se achar seguro a menos que Salomão prometa, com juramento, não matá-lo.
  2. As ordens que Salomão deu a respeito dele. Ele o descarrega sobre seu bom comportamento, 1 Reis 1:52 1 Reis 1:52 , 1 Reis 1:531 Reis 1:53. Ele considerou que Adonias era seu irmão e que foi a primeira ofensa. Talvez, estando tão logo sensível ao seu erro e depois não persistindo em sua rebelião, ele possa se mostrar não apenas um sujeito pacífico, mas útil, e, portanto, se ele se comportar bem para o futuro, o que é passado será perdoado. mas se ele for afeiçoado, turbulento e aspirante, esta ofensa será lembrada contra ele, ele será convocado de sua convicção anterior (como fala nossa lei), e a execução será concedida contra ele. Assim, o Filho de Davi recebe aqueles à mercê que foram rebeldes: se eles retornarem à sua lealdade e forem fiéis ao seu Soberano, seus crimes anteriores não serão mencionados contra eles; mas, se ainda assim continuarem no interesse do mundo e da carne, esta será sua ruína. Adonias é enviado e informado sobre que termos ele representa, o que significa sua submissão de gratidão, e então é dito para ir a sua casa e morar aposentado lá. Salomão não só deu a ele sua vida, mas sua propriedade, assimestabelecendo seu trono por misericórdia.

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