CIDADE DE EFESO
MAURICIO BERWALD
Éfeso era capital da Iônia,país antigo,localizado na costa ocidental da Ásia Menor,sobre o mar Egeu.Era uma das mais importantes das 11 cidades de que constituía a província Romana da Ásia.Estava situada na desembocadura do rio Caister.Era porto marítimo,distante cerca de 40 milhas ao sudoeste de Esmirna.Foi fundada por um príncipe grego no século 11 a.c,tendo existência tumultuada,devido a sua localização estratégica.que lhe causou a mudança de dominadores várias vezes,entre macedônios,persas,sírios e romanos.
Entre os seus mais notáveis conquistadores,podemos mencionar Crespo,rei da Lídia,cuja capital era Sardes,e que a conquistou em 560 a.c.Já em 557 a.c ela mudava de dono,sendo conquistada pelos persas.Com a vitória de Alexandre,o grande,sobre os persas nas batalhas de Grânico em 334 a.c,em Isso em 333 a.c,e em Arbelos em 331a.c,Éfeso ficou sob domínio grego-macedônio.(notas,A.P Vasconcelos,apocalipse,1980,cpad).
Com a morte de Alexandre,o grande,Lisímaco,seu general ajudante de ordens,foi proclamado rei da Trácia e Macedônia,ficando Éfeso sob seu governo.Em 286 a.c,Antíoco,o grande,da Síria,conquistou os domínios de Lisímaco,e Éfeso mudou uma vez mais de dono.Após derrotar Antíoco,o grande,na batalha de Magnésia,em 190 a.c,os romanos se apoderaram de Éfeso e a presentearam a Êumenes 3°,rei de Pérgamo,em 133 a.c,ele retornou ao poder Romano que então a converteu em Capital da Província Romana da Ásia,devido a sua localização ideal ao comércio.(notas ibid,pp.12).
Em Éfeso havia,entre outros,dois grandes edíficios:o templo de Ártemis e o teatro.O templo de Ártemis sofreu um grande incêndio,motivo por que foi reconstruído em 365,em estilo iônico e,depois então,considerado uma das maravilhas do mundo antigo.Suas dimenções eram 342,1/2 x 164 pés,e consistia em duas ordens de colunas:duas ordens de 8 colunas dupla,frente a frente,na largura,e outra ordem 18 colunas duplas,também frente a frente,de fundura,a saber,em cada lado.Essas colunas eram autênticas monolíticos de mármore branco de 55 pés de altura por 18 de circunferência.A coberta era toda á base de mármore branco.Suas partes interiores eram decoradas esplendorosamente por artistas famosíssimos do passado,tais como Fídias,Praxíteles,Escopas,Parasios e Apéles.Esse colosso foi destruído pelos Godos em 260 a.c.(ibid,pp12).
O teatro foi um dos maires conhecidos no passado :tinha um auditório semicircular de 495 de dianmêtro e constava de 66 filas assentados e outros camarotes para acomodar uma assistêcia nada inferior a 24.000 pessoas sentadas.Dizem os historiadores que então,Éfeso deveria ter uma população superior a um milhão de habitantes,mas de modo aquele explendor passado,tudo o que existe hoje é um meseu de recordações pagãs e as ruinas deixadas por terremotos que destruíram completamente,parecendo indicar o desagrado de Deus áquela cidade pagã,que não quis aproveitar a oportunidade dada por tantos anos á aceitação da menssagem do Evangelho a ela propiciado por fiéis testemunhas.De fato,pelas ruínas que ali foi dado ver,como ruas calçadas de marmores branco e coisas outras em nada inferiores,podemos crer que Éfeso foi uma grande e rica cidade do passado,que atualmente nem mais porto é,porque os aluviões de areia trazidos pelas enchentes do rio,aterraram de tal modo o seu porto,que hoje suas ruínas,estão a 30 kilometros distantes da praia do Mar Egeu.(ibid,pp12-13).
O terremoto aconteceu no ano 29 da era cristã,foi muito danificada por um terremoto e Éfeso foi reconstruída por"Tibério",o imperador de Roma romano..Residiam em Éfeso muitos judeus e cidadãos romanos que mantinham uma sinagoga judaica(AT14.10,11,12,13,AT8.17-19).(ibid,pp15).
COMO O CRISTIANISMO CHEGOU EM EFESO?
Foi no governo ainda romano que o cristianismo chegou a Éfeso,talvez no ano 52 d.c,trazido por Aquila e Priscila(AT18.18-21,24-28).O certo é que ao chegar ali numa viagem rápida no ano 54 d.c,quando de sua viagem missionária,Paulo voltando da Palestina deixou ali esses dois pioneiros.Quando o Apostolo Paulo fez a sua viagem á Jerusalém,já no fim de sua jornada missionária,fez uma curta visita a Éfeso,na primeira vez pregou na sinagoga e deixou Aquila e Pricila para continuar a obra(AT18.19-21),a quem pouco tempo se ajuntou Apolo.Quando fez a terceira jornada missionária,esteve pela segunda vez em Éfeso.
Paulo trabalhou em Éfeso pelo menos 2 anos ou 3,sendo a razão provavel dessa demora a devido á importancia de lugar como sede principal de idolatria,e grande centro de influencia.Os trabalhos de evangelização foram coroados de notáveis resultados,tanto entre os cidadãos como entre a gente das aldeias circunvisinhas segundo uma tradição,viveu apóstolo João evangelista,em Éfeso nos anos mais próximos do seu final ministério na terra.Nesta cidade então com permanencia de Paulo,todos os habitantes da Ásia ouviram a palavra sobre o Senhor Jesus,assim judeus como gregos(AT 19.10).Éfeso chegou mesmo a tornar-se o centro ou sede do mundo cristão naquela época.Sim entendemos que houve ali um grande avivamento extraordinário e muito abrangente,nossas palavras não são suficiente para descrever ou de se imaginar o poderoso avivamento que Deus enviou nessa cidade.Nesta cidade de Éfeso Paulo trabalhou muito com empenho no ensino,as vezes nos dá uma impressão que ali foi organizado um tipo de instituto biblíco Pentecostal,ou nos parece ter um tipo de uma faculdade cristã,ou uma escola biblíca,o ensino era notável na dedicação de Paulo,pois está claro o texto que Paulo ali ensinava.Imagine que ali vinham gente de vários lugares aprender,irmãos que estavam com sede de apreender,com certeza havia ali um tipo de instituto ou escola biblica.
Por ocasião em Éfeso,ou um tumulto levantando por Démetrio o fabricante de nichos de Diana por ver-se prejudicado na sua industria de ouvires pela pregação de Paulo(AT19.1-41,1COR 15.32, 16.8 ,2TM 1.18).Paulo deixou timotio em seu lugar para guardar a igreja de ser prejudicada por falsas doutrinas(TM1.3).Subsequentemente,voltando da Europa e não podendo chegar a Éfeso,convocou os presbíteros da igreja de Mileto9AT 20.16-170,posteriormente enviou e ordenou lá assumindo Tiquico,levando a carta que havia escrito a igreja(EF1.1 6.21 2TM4.21).A igreja de Éfeso era uma das sete igrejas da Ásia referida como estamos vendo(AP 1.11,2.1-7).A carta foi enviada quando a igreja contava com 39 anos fundação ade Éfesios,ou 40 de existencia a congregação sede em Éfeso vamos assim dizer e Paulo foi o fundador da igreja em Éfeso.
Em toda a Ásia Menor,não havia igreja mais dedicada,dinamica e ortodoxa do que a de Éfeso.O seu preparo teológico era tão sólido,que o seu pastor capacitara-se,inclusive,a confrontar os que se diziam apóstolos(AP2.2).Éfeso era a igreja apologética por excelência.Ela destacava-se também por seu testemunho,esforço e extenuamente labor pela expanção do reino de Deus.Até o própio Cristo elogiou os efésios.Eles eram uma referência em toda aquela região da Europa.Apesar de todas as suas inegáveis virtudes e qualidades,havia um sério problema com Éfeso,se eles dispusessem a resolve-lo seria uma igreja perfeita.
A solidez doutrinaria de Éfeso.O preparo biblíco e teológico de Éfeso era singular.Afinal,tivera o privilégio de ter como pastor,por 3 anos,o maior teólogo do Cristianismo(AT20.31).No período desse tempo,Paulo lhes expôs todo o conselho de Deus (920.27).Pode haver um curso biblíco mais completo/E a carta que o apóstolo lhes enviou?(EF1.1-5).Aqueles cristãos doutoraram-se na Palavra de Deus na verdade.Uma igreja de ministérios excelentes.Além de Paulo,a igreja foi pastoriada,também por Timótio e Tíquico,dizem alguns estudiosos que o seu púlpito teria sido ocupado,ainda,por João,o discípulo amado.Os obreiros que por lá passaram eram de comprovada excelência.Que outra igreja excetuada a de Jerusalém,desfrutou de mais privilégios?No entanto,conforme já dissemos,havia um sério problema com Éfeso.(notas,rev,cpad 2000).
O terceiro concilio geral da igreja se efetuou em Éfeso no ano 431,e definiu o dogma sobre as duas naturezas em uma só pessoas.Outro concilio na mesma cidade no ano 449,restaurou Eutico. O sumario das referencias biblicas á Éfeso é o seguinte:Situada o templo e a imagem de Diana,que sugeriam ilustrações a Paulo(1COR 3.9-17,EF 2.19-22,1TM3.15,2TM2.20).Centro ou sede de trabalhos de Paulo quando concluia a sua segunda viagem(AT18.19-21)e por 3 anos ali evangelizou também quando realizava a sua terceira volta missionaria(AT 19.1-20,20.31)foi o tumulto que fizeram os adoradores de Diana(AT19.21-41,AT 20.1 1COR 15.32),depois disto mandou Paulo chamar os três presbiteros de Éfeso para se reunir com ele em Mileto(AT 20.16-18).Ali exerceu Timótio o seu ministério(1TM1.3),e trabalhou também na obra do evangelho Aquila e Priscila(AT 18.18-19,2T 4.19,E Apolo AT18.24)também trofino e tiquico(AT20.4 21.29 2tm4.12)foi na cidade resistencia de alguns discipulos de João Batista(AT 19.1-3)
E de Onésimo(TM 1.16-18,4.19),De Alexandre o latoeiro(2TM19.24).de Demétrio(AT19.24)e dos filhos de Sceva(AT19.14)e de Himineu e Alexandre(1TM 1.20,2TM 4.14)e finalmente de Figelo e Hermogenes(2TM 1.15)e o lugar de uma das 7 igrejas a que referimos(AP1.11,21)sendo essa igreja que Paulo dirigiu-se de Roma sua carta aos Éefsios.(notas dic.universal,traduzido por Orlando Boyer 1957).
fonte www.mauricoberwaldoficial.blogspot.com
DADOS GEOGRAFICOS DE FILADELFIA
Os nome Filadelfia significa"amor fraternal",e Jesus fez uma declaração a esta igreja.Ele queria que os perseguidores daqueles crentes soubesssem o quanto eles eram amados por Deus v.9,você tem sofrido algum tipo de perseguição?não fique triste,cedo ou mais tempo,seus perseguidores reconhecerão o quanto você é especial para Deus(ML3.17).Os crentes de Filadelfia tinham pouca força,sua igreja era pequena talvez,não fossem ricos,nem possuissem influencia social e politica.Contudo mantiveram-se fiéis a Cristo,obedecendo e não lhe negando o nome,apesar das perseguições.
Você pode ser minoria em sua escola ou em seu trabalho,pobre ou até debilitado fisicamente.Mas isto não impede de demonstrar a sua fé em Cristo e viver uma vida de santificação e dedicação e testemunhar de Jesus.O Senhor demonstra alegria ao escrever esta tão singela carte á igreja de Filadelfia.Esta igreja,como a de Smirna,não recebeu críticas do Senhor,mas elogios.A expressão 'pouca força' carateriza a natureza da igreja,vinda de um período de grande perseguições e incompreenções.Entretanto Nemias afirmou:"...porque a alegria do Senhor é a nossa força"(NEM8.10).Nessa força devemos caminhar e aproveitar a grande porta que o Senhor nos abriu(1COR16.9).
Tudo o que Jesus mencionou na carta á igreja de Filadelfia constitui numa menssagem especial á igreja de Hoje.Vivemos a iminência da volta de Jesus e as portas que foram abertas podem se fechar.É mister a obra de Deus enquanto é dia,pois noite vem trazendo consigo a hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo.Guardemos pois a Palavra de Deus em nossos corações e vigiemos,pois perto está o Senhor.
Jesus abriu uma grande porta de evangelização e da obra missionaria, e da evangelização,levando a avançar como reino de Deus além de suas fronteiras,a assim alcançando almas e muitos lugares perto e longe,pois o evangelismo ampliava e o trabalho de missões também.
De um modo geral todos os comentaristas estão de acordo quanto ao seu significado,nome"amor fraternal',estando aqui neste apelativo o sétimo e ultimo uso desse termo,no novo testamento(veja RM14.10,1TESS4.9,HB131,22,E 1PD1.7),este ultimo 2 vezes.Filadelfia era mais nova das 7 cidades a que foram dirigidas as cartas do apocalipse.A cidade foi fundada por volta de 150 a.c,no periodo do reinado do Rei Atalo 2° Filadelfo,de Pérgamo e recebeu o nome Filadelfia(amor fraternal),em homenagem á lealdade do Rei Atalo a seu irmão de idade Eumenes 2°,que precedeu o trono de Pérgamo.A cidade de Filadelfia era provincia (cidade0 Romana da Asia Menor(hoje atual porção da (Turquia Asiatica).Filadelfia fundou (no vale cógamo,no sopé do monte Tmolo,mais ou menos 122 Km de(Esmirna),a cidade de Filadelfia.(notas coment.apoc,Severino P.S,1992,CPAD).
Foi fundada para constituir um centro de disseminação e idioma da cultura e dos costumes gregos.Desde o inicio foi a cidade de divulgação e fidelidade ao Helenismo.No ano 17 d.c,foi destruída por um terremoto e logo depois,restaurada.Foi Filadelfia a Sede de uma das 7 igrejas da Asia a que se dirige o apocalipse.A cidade de Filadelfia tem o nome atual(Allah Sher)e continua ser habitada.Os muros da antiga cidade ainda continuam de pé,cercam varios outeiros com as ruínas de um templo e de outras construções antigas,novo nome da cidade Amonita(Rabata).(notas dic.Jhon Davis,1955).
Filadelfia estava localizada numa região a entrada do largo vale Hermus,cortado pelo rio Coamis,á margem da grande estrada comercial Romana,que ligava país outras cidades do pais e ao Mar Egeu,atravez dos portos de Éfeso e Esmirna,e a distancia apanas de 28 milhas de Sardos,localizava ao sudeste.
O cristianismo em Filadélfia
História do Cristianismo
Desde que"toda Ásia ouviu o Evangelho",segundo AT19.10,quando Paulo esteve por dois anos completos em atividade evangelística em Éfeso,sendo Filadelfia cidade integrante de referida Provincia,é lógico e natural crer-se que ali chegou o cristianismo nesse tempo,a saber,cerca dos anos 54 a 56 d.c.A igreja de Filadelfia,ao mesmo tempo que a de Esmirna,e pelos mesmos motivos,teve muitos de seus membros martirizados,e cremos,um dos poderes opressores existentes em ambas as cidades,era colônia judaica.Os pagãos com as autoridades,sempre se levantaram unido ali,mas os cristãos não se deixaram intimidar e venceram o mundo o diabo,morrendo por amor a Cristo,firmes na fé e na verdade que creram.
Então entendemos que o cristianismo surgiu no periodo apostólico.Mais tarde tornou-se a sede de um(bispado),e no século 13° era o centro cristão de toda região da(Lidia),sendo residencia de um(arcebispo),manteve-se uma fortaleza do cristianismo.Quando a cidade caiu no poder dos Turcos no ano de 1390,e depois foi conquistada por Tamerlão,em 1402,este soberano constroi um muro na tomada de Filadelfia.Contudo,isso não abateu a firmeza dos cristãos e sua firmeza dos cristãos e sua determinação de permanecer leais ao Senhor.(coment.apocalipse,ADSD).
Filadelfia continuo uma cidade cristã,como Esmirna.Constitui notável coencidencia que as duas cidades,Esmirna e Filadelfia,que retiveram seu carater e população cristã por mais tempo do que as outras cidades da Ásia Menor,são as cidades cujas as igrejas foram tão puras e irrepreenciveis no tampo do apóstolo João,que as cartas escritas são as únicas que não contem repreenção.(ibid,apoc,ADSD).
Filadelfia era rica comercialmente,principalmente por causa da plantação de uvas nas aldeias ao seu redor.A sua principal dividade era(dionisio).O desafio da igreja era a evangelização o da comunidade judaica presente em Filadelfia.Outro dado particular de cidade,geograficamente é que a estrada,que de Éfeso ia para(leste),tinha uma concorrente aquela que vindo do (porto de Esmirna),passava por Filadelfia,e atravez da(Frigia).,dirigia-se para o grande planalto Central.Filadelfia se observarmos bem,ficava na rota da estrada do correio imperial que vinha de (Roma),e atravessava o (porto de Troade),segundo para Pérgamo,Sardes,Antioquia(capital da Psicidia),depois de atravessar outras regiões,(essa via),alcançava (Antioquia-capital da Siria),e finalmente costeando,alcançava(Jerusalém).Eis uma das razões porque o Senhor disse"eis que diante de ti pus uma porta aberta".v8
Hoje , local é ocupado por uma aldeia turca chamada"Allah Shehr",que significa"cidade de Deus",e há na região uma coluna solitária,resto de um antigo templo.Os visitantes gostam de associar estes fatos ao v.12,onde jesus promete fazer do fiel uma"coluna no templo do meu Deus"e escreve sobre ele "o nome da cidade de meu Deus".
fonte www.mauricioberwaldofical.blogspot.com
DADOS GEORAFICOS DE SARDES
Sardes era cidade existente desde o século 8° a.c, era capital do reino de Lidia,que foio maior poder encontrado pelos gregos em sua missão conquistadora,durante a colonização da Asia Menor.Estava situada 50 milhas ao nordeste de Filadélfia, na falda meridional do Monte Tmolus,á margem oriental do rio Pactolus,numa fertilissíma região da Ásia Menor.Sua acrópole,que sempre compreendia a parte mais alta da cidade antiga daquela região,coroava um monte de aproximadamente 300 metros de altura,dando-lhe um aspecto derarabeleza urbanística.(notas A.P.Vasconcelos,apocalipse,pp.41).
Dos monarcas que dominavam em Sardes,o mais notavel de todos é Crespo,que se distinguiu de seus antecessores pela fabulosa riqueza que possuía,parte da qual era oriunda do ouro de aluvião encontrada nas areia do rio Pactolus que bordejava a cidade.O reino de Crespo caiu em poder em poder de Ciro,rei da Pérsia,em 546 a.c,que tomou a cidade de Sardes e transformou o reino numa satraparia da Pérsia,para onde foi transportada toda a riqueza de Crespo.(ibid,pp.42).
Em 499 a.c, houve a invasão macedônio do reino Pérsia.Em 334 a.c Sardes foi oficialmente conquistada por Alexandre,em consequência de sua vitória sobre os Pérsas na batalha de Grânio.Em 214 a.c,Antíoco,a conquistou e saqueou,mas ,jé em 190 a.c,os romanos a conquistaram na batalha de Magnésia e a tornaram numa das cidades que integravam a Província Romana da Ásia.(notas,ibid,pp.42).
Em 17 a.c,ela foi destruída por um terremoto quando imperador Tibério,num ato de generosidade,dispensou todos os impostos devidos pelos cidadãos sardenses ao Império,a fim de eles reconstruírem a cidade,o que foi feito.Atualmente,porém,ali existe sob o poder dos turcos,a ruínas da antiga cidade,apenas existe ali aldeia denominada "Kalessi",em nada comparável a cidade do passado que foi destruída.
Sardes hoje tem o nome de "Statart",Existem ruínas magnificas de um templo dedicado a deusa Cibele.Ao seu lado encontram-se as ruínas de uma igreja cristã,erigido no 4° século.Também nestas ruínas há um estadio de um teatro.A cidade encontra-se destruída em parte talvez por causa de alguns terremotos muito frequentes naquela região.O lugar hoje uma admirável aldeia em meio as ruínas de passadas grandezas,útil ás caravanas que vão de turismo que se dirigem da Pérsia a Esmirna para negócios de ceda.(notas.dic,wicllif,cpad).
Vale a pena lembrar que Sardes ficava a 50 kilômetros de Esmirna,e cidade foi a capital do antigo reino da lídia(700 a.c),foi uma das cidades mais magnificas do mundo.Sua riqueza era legendária.A cidade original era uma cidade-fortaleza quase inexpugnável,cercada por por penhasco.Na época em que João escreveu a carta,a cidade se orgulhava em ser o centro do comércio de lã.Alguns chegaram a sustentar que a arte de tecer a lã descoberta em sardes.Havia muitas indústrias de lã e tinturaria na cidade.Contudo a cidade passava por uma degeneração moral.Tornou´se o centro do culto a Cibele,deusa da região,cuja imoralidade e decadência eram notáveis.Havia em Sardes o culto á deusa artêmis,que se dizia,que se dizia poderosa em restaurar a vida dos mortos.(notas.rev. socep,outubro de2001)
De acordo com livro das antiguidades judaicas de Flavio Josefo,o historiador judeus do primeiro século a.c,havia em Sardes uma colônia judaica semelhante de outras existentes noutros lugares,dedicava-se a atividades comerciais e financeiras,o que lhe assegurava,de certo modo,grande influência diante da sociedade ambientes e os poderes políticos.