JOSUE VENCE OBSTACULOS CONTINUAÇÃO PARTE N.3
SUBSIDIO ADULTOS LIVRO DE JOSUÉ
MAURICI BERWALD ESCRITOR PROFESOR
O caso de Raabe foi um daqueles em que famílias inteiras foram salvas por causa da fé de um membro. Foi o caso de Noé, cuja fé garantiu a isenção de si e de toda a sua família do dilúvio. Tal, hipoteticamente, foi o caso de Ló, cuja família inteira teria sido preservada do fogo e do enxofre, se eles tivessem recebido seu aviso e deixado Sodoma com ele. Por outro lado, houve casos, como o de Corá no deserto, e de Acã, perto deste mesmo lugar, Jericó, onde o pecado do pai envolveu a morte de toda a família. No caso de Raabe, encontramos uma família salva, não pela fé do chefe da casa, mas por um membro dela, e esse membro por uma mulher. O chefe de uma casa hebraica era eminentemente um homem representativo, e por uma lei bem compreendida e reconhecida, sua família estava envolvida em seus atos, seja para o bem ou para o mal. Mas, nesse caso, o protetor da família, o membro que determina o destino do todo, não é aquele a quem a lei reconhece, mas seu filho, sua filha. Uma mulher ocupa aqui um lugar mais alto e mais influente, em relação ao resto da família, do que jamais ocupou em um período anterior. O incidente aparece como uma espécie de prenúncio do que deveria ser abundantemente verificado depois dos tempos. Pois é nos tempos cristãos que a mulher alcançou de maneira conspícua a posição de alta influência no bem-estar da família, e especialmente no bem-estar eterno, que Raabe mostrou ao livrar sua casa da destruição de Jericó. o membro que determina o destino do todo não é aquele que a lei reconhece, mas seu filho, sua filha. Uma mulher ocupa aqui um lugar mais alto e mais influente, em relação ao resto da família, do que jamais ocupou em um período anterior. O incidente aparece como uma espécie de prenúncio do que deveria ser abundantemente verificado depois dos tempos. Pois é nos tempos cristãos que a mulher alcançou de maneira conspícua a posição de alta influência no bem-estar da família, e especialmente no bem-estar eterno, que Raabe mostrou ao livrar sua casa da destruição de Jericó. o membro que determina o destino do todo não é aquele que a lei reconhece, mas seu filho, sua filha. Uma mulher ocupa aqui um lugar mais alto e mais influente, em relação ao resto da família, do que jamais ocupou em um período anterior.
O incidente aparece como uma espécie de prenúncio do que deveria ser abundantemente verificado depois dos tempos. Pois é nos tempos cristãos que a mulher alcançou de maneira conspícua a posição de alta influência no bem-estar da família, e especialmente no bem-estar eterno, que Raabe mostrou ao livrar sua casa da destruição de Jericó. do que ela já realizou em qualquer momento anterior. O incidente aparece como uma espécie de prenúncio do que deveria ser abundantemente verificado depois dos tempos. Pois é nos tempos cristãos que a mulher alcançou de maneira conspícua a posição de alta influência no bem-estar da família, e especialmente no bem-estar eterno, que Raabe mostrou ao livrar sua casa da destruição de Jericó. do que ela já realizou em qualquer momento anterior. O incidente aparece como uma espécie de prenúncio do que deveria ser abundantemente verificado depois dos tempos. Pois é nos tempos cristãos que a mulher alcançou de maneira conspícua a posição de alta influência no bem-estar da família, e especialmente no bem-estar eterno, que Raabe mostrou ao livrar sua casa da destruição de Jericó.
Em um período muito inicial na história da Igreja Cristã, começou a ser observada a grande influência das mulheres piedosas no bem-estar de suas relações masculinas. Por volta do século IV, dificilmente podemos ler a biografia de qualquer pai cristão eminente, sem nos surpreender com a parte que as orações e esforços de alguma parente piedosa tiveram em sua conversão. Monica, mãe de Agostinho, é reverenciada por toda a cristandade por suas lágrimas e orações de luta em nome de seu filho; e o nome de Anthusa, a mãe de Crisóstomo, é dificilmente menos venerável. Nonna, mãe de Gregory Nazianzen; Macrina e Emmelia, a mãe e a avó de Basílio, o Grande, e Gregório de Nissa, bem como sua irmã, também chamada Macrina; Theosebia também, a esposa de Gregory, e Marallina, a irmã de Ambrose, todos compartilham um renome semelhante. E em tempos mais recentes, quantos são os casos em que irmãs e filhas exerceram uma influência abençoada sobre irmãos e pais! Toda irmã de bom coração tem um interesse particularmente caloroso e terno no bem-estar de seus irmãos. É um sentimento que não deve ser negligenciado, mas cuidadosamente nutrido e aprofundado. Essa narrativa mostra que está na linha da providência de Deus que irmãs e filhas provem instrumentos de libertação para suas relações. É abençoado quando eles são tão uniformes nas coisas terrenas, mas muito mais gloriosos quando, por meio da fé, da oração e do interesse indiferente, são capazes de conquistá-los em Cristo e transformá-los em epístolas vivas para Ele. Toda irmã de bom coração tem um interesse particularmente caloroso e terno no bem-estar de seus irmãos.
É um sentimento que não deve ser negligenciado, mas cuidadosamente nutrido e aprofundado. Essa narrativa mostra que está na linha da providência de Deus que irmãs e filhas provem instrumentos de libertação para suas relações. É abençoado quando eles são tão uniformes nas coisas terrenas, mas muito mais gloriosos quando, por meio da fé, da oração e do interesse indiferente, são capazes de conquistá-los em Cristo e transformá-los em epístolas vivas para Ele. Toda irmã de bom coração tem um interesse particularmente caloroso e terno no bem-estar de seus irmãos. É um sentimento que não deve ser negligenciado, mas cuidadosamente nutrido e aprofundado. Essa narrativa mostra que está na linha da providência de Deus que irmãs e filhas provem instrumentos de libertação para suas relações. É abençoado quando eles são tão uniformes nas coisas terrenas, mas muito mais gloriosos quando, por meio da fé, da oração e do interesse indiferente, são capazes de conquistá-los em Cristo e transformá-los em epístolas vivas para Ele.
Dificilmente pode ser necessário nos aprofundarmos no comentário que encontramos na Epístola de Tiago sobre a fé de Raabe. Pois não é algo pessoal para ela que ele lide, mas uma qualidade importante de toda fé verdadeira e de sua fé como verdadeira. "Raabe, a prostituta, não era justificada pelas obras quando recebeu os mensageiros e os enviou de outra maneira?" Nenhuma pessoa inteligente precisa ser informada de que a visão de justificação aqui apresentada não diverge em nada da de São Paulo. A doutrina de Paulo foi proposta nos primeiros anos da Igreja, quando, em oposição à noção predominante entre os gentios, era necessário mostrar claramente que não havia mérito justificativo nas obras. A doutrina de Tiago foi proposta em um período posterior, quando os homens, presumindo a graça livre, estavam começando a ficar relaxados em sua prática, e era necessário insistir que a fé não poderia ser verdadeira, se não fosse acompanhada pelas obras correspondentes. O caso de Raabe é empregado por St. James para ilustrar esta última posição. Se Raabe tivesse meramente professado crer no Deus de Israel como o único Deus verdadeiro, e na certeza de que Israel possuiria a terra, de acordo com a promessa de Deus, sua fé teria sido uma fé estéril ou morta; em outras palavras, não teria sido uma verdadeira fé. Foi ela assumindo a causa dos espiões, protegendo-os, colocando em risco sua vida por eles, e depois planejando e executando um esquema para sua segurança, que mostrou que sua fé era viva e, portanto, real. Seja verdade que a fé é apenas o instrumento da justificação, que não possui mérito, e que seu valor reside unicamente em nos unir a Cristo, para que possamos obter justificação e todas as outras bênçãos dele; ainda assim, o que realmente nos une a Cristo deve estar vivendo. O Dr. Chalmers costumava resumir toda a doutrina na fórmula: "Somos justificados somente pela fé, mas não por uma fé que está sozinha".
Mas vamos agora anunciar a recepção de Raabe na nação e igreja dos israelitas. "Eles trouxeram todos os seus parentes e os deixaram fora do acampamento de Israel... Josué salvou Raab, a prostituta viva, e a casa de seu pai, e tudo o que ela tinha; e ela vive em Israel até o dia de hoje; porque ela escondeu os mensageiros que Josué enviou para espionar Jericó. " Primeiro, eles os deixaram sem o acampamento. A princípio, eles poderiam ser tratados apenas como impuros, até que os ritos de purificação fossem realizados. No caso de Raabe, isso era duplamente necessário - devido à sua raça e devido à sua vida. Depois disso, eles foram admitidos na comunidade de Israel e se interessaram pelos convênios da promessa. A purificação cerimonial e a admissão formal significavam pouco, exceto na medida em que representassem a lavagem da regeneração e a renovação do Espírito Santo. Se essa mudança vital ocorreu, não nos é dito, mas parecemos justificados em deduzi-la do que lemos em Hebreus e do fato de Raabe ser um dos ancestrais de nosso Senhor. É interessante e instrutivo pensar nela como um exemplo da lei da graça pela qual a porta do céu se abre até o mais vil pecador. "Onde abundou o pecado, a graça fez muito mais." Quando o inimigo enlaça uma mulher, leva-a para as câmaras mais sujas do pecado, e a prende ali, de tal maneira que ela não pode escapar, mas deve afundar cada vez mais na lama, o caso é verdadeiramente sem esperança. Mais rapidamente e mais minuciosamente do que no caso de um homem, a lepra se espalha até que todo princípio virtuoso seja extirpado, e todo sentimento feminino é deslocado pelas paixões de um reprovado sensual. "Filho do homem, esses ossos podem viver?" Existe alguma arte para respirar o sopro da pureza e do amor puro nessa alma contaminada? Uma mulher assim pode encontrar seu lar nas montanhas de especiarias e ouvir um noivo amoroso dizer: "Meu amor, meu íntegro é apenas um"? É justamente aqui que a religião da Bíblia alcança seus maiores triunfos. Dizemos a religião da Bíblia, mas deveríamos dizer, esse Ser gracioso cuja graça a Bíblia se desdobra. '' As coisas que são impossíveis para os homens são possíveis para Deus. '' Jesus Cristo é o príncipe da vida. A experiência de Sua graça salvadora, a comunhão viva com Ele, pode mudar '' fornicadores e idólatras, adúlteros, efeminados e abusadores de eles mesmos com a humanidade, e ladrões, cobiçosos, bêbados, injuriadores e extorsores ", para que se diga deles: 'Mas vós lavados, mas santificados, mas justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de nossa Deus." A fé viva em um Salvador vivo e amoroso pode fazer todas as coisas.
Dez mil vezes essa verdade foi ilustrada em discursos evangelísticos, em sermões e em inúmeros folhetos do caso do filho pródigo. E que imaginação pode estimar o bem que essa parábola fez? Nesse ponto de vista, é estranho que tenha sido pouco utilizado uma passagem do Antigo Testamento, na qual a mesma verdade é revelada com tocante beleza no caso de uma mulher sem fé. Nos referimos ao segundo capítulo de Oséias. É o caso de uma esposa culpada e aparentemente sem vergonha. Impelida pela ganância, o pior de todos os motivos, ela seguiu esse amante e isso, porque eles pareciam capazes de gratificar seu amor por elegância e luxo e todo o show vã do mundo. Mas chega a hora em que seus olhos se abrem, seus amantes são levados à desolação, ela vê que todos eles foram uma mentira e um engano, e que nenhum bem real jamais lhe ocorreu, exceto o marido a quem ela abandonou e insultou. E agora, quando ela se vira para ele, fica simplesmente impressionada com a graciosidade e generosidade dele. Ele faz tudo o que pode ser feito para fazê-la esquecer suas misérias passadas, toda sua vida passada, e ele consegue.
O vale de Achor se torna uma porta de esperança; ela é tão transformada interiormente, e seu ambiente externo é tão alterado que '' ela canta como nos dias de sua juventude. "Os sentimentos felizes de sua infância poluída retornam a ela, como se ela tivesse bebido as águas de Lethe, e ela canta como uma menina alegre mais uma vez.A alegoria dificilmente é uma alegoria - é o amor divino que efetuou a mudança, esse amor que muitas águas não podem saciar e as inundações não podem se afogar. E agora, quando ela se vira para ele, fica simplesmente impressionada com a graciosidade e generosidade dele. Ele faz tudo o que pode ser feito para fazê-la esquecer suas misérias passadas, toda sua vida passada, e ele consegue. O vale de Achor se torna uma porta de esperança; ela é tão transformada interiormente, e seu ambiente externo é tão alterado que '' ela canta como nos dias de sua juventude. "Os sentimentos felizes de sua infância poluída retornam a ela, como se ela tivesse bebido as águas de Lethe, e ela canta como uma menina alegre mais uma vez.A alegoria dificilmente é uma alegoria - é o amor divino que efetuou a mudança, esse amor que muitas águas não podem apagar e as inundações não podem se afogar. E agora, quando ela se vira para ele, fica simplesmente impressionada com a graciosidade e generosidade dele. Ele faz tudo o que pode ser feito para fazê-la esquecer suas misérias passadas, toda sua vida passada, e ele consegue. O vale de Achor se torna uma porta de esperança; ela é tão transformada interiormente, e seu ambiente externo é tão alterado que '' ela canta como nos dias de sua juventude. "Os sentimentos felizes de sua infância poluída retornam a ela, como se ela tivesse bebido as águas de Lethe, e ela canta como uma menina alegre mais uma vez.A alegoria dificilmente é uma alegoria - é o amor divino que efetuou a mudança, esse amor que muitas águas não podem apagar e as inundações não podem se afogar. e ele consegue. O vale de Achor se torna uma porta de esperança; ela é tão transformada interiormente, e seu ambiente externo é tão alterado que '' ela canta como nos dias de sua juventude. "Os sentimentos felizes de sua infância poluída retornam a ela, como se ela tivesse bebido as águas de Lethe, e ela canta como uma menina alegre mais uma vez.A alegoria dificilmente é uma alegoria - é o amor divino que efetuou a mudança, esse amor que muitas águas não podem apagar e as inundações não podem se afogar. e ele consegue. O vale de Achor se torna uma porta de esperança; ela é tão transformada interiormente, e seu ambiente externo é tão alterado que '' ela canta como nos dias de sua juventude. "Os sentimentos felizes de sua infância poluída retornam a ela, como se ela tivesse bebido as águas de Lethe, e ela canta como uma menina alegre mais uma vez.A alegoria dificilmente é uma alegoria - é o amor divino que efetuou a mudança, esse amor que muitas águas não podem apagar e as inundações não podem se afogar. A alegoria dificilmente é uma alegoria - é o amor divino que efetuou a mudança; aquele amor que muitas águas não podem saciar e as inundações não podem se afogar. A alegoria dificilmente é uma alegoria - é o amor divino que efetuou a mudança; aquele amor que muitas águas não podem saciar e as inundações não podem se afogar.
Nós nos perguntamos se Raabe obteve muita ajuda em sua nova vida com a comunhão daqueles entre os quais ela veio quando ingressou na Igreja. Se a Igreja era o que deveria ser, se seus membros destacados eram como as três donzelas justas. Prudência, piedade e caridade, no palácio Beautiful, sem dúvida ela seria grandemente ajudada. Mas não é muito frequente que esse emblema seja realizado. E estranho dizer, entre os membros de nossas igrejas agora, geralmente encontramos um senso muito imperfeito do dever que eles devem àqueles que vêm de fora deles, e principalmente por causa de grande iniquidade. É bem possível que Raabe tenha ficado arrepiado com a frieza de algumas de suas irmãs hebréias, olhando-a como uma intrusa, olhando-a como réprobata e entristecida porque a sua seleta sociedade foi invadida por essa mulher estranha. E é bem possível que ela tenha ficado desapontada ao descobrir que, embora fossem nominalmente o povo de Deus, havia muito pouco do que era divino ou celestial neles. Por isso, muitas vezes acontece que o que deveria ser a maior atração em uma Igreja, o caráter de seus membros, é o maior repelente. Se todas as almas desgastadas pelo pecado e desgastadas pelo mundo, cansadas dos caminhos do mundo, e desejando uma sociedade mais amorosa, mais generosa, mais pura, mais nobre, pudessem encontrar na Igreja Cristã seu ideal realizado, poderiam encontrar na comunhão de Cristãos, a realidade de seus sonhos, quão abençoado seria o resultado! Infelizmente, em muitos casos, eles encontram a amargura, a maldade e o egoísmo do mundo reproduzidos sob a bandeira de Cristo! Se todos os chamados cristãos, já foi dito, deveria viver por apenas um ano, de acordo com o décimo terceiro capítulo de 1 Coríntios, a incredulidade desapareceria. Será o dia em que todo aquele que nomear o nome de Cristo será uma epístola viva, conhecida e lida por todos os homens?
Mas, por mais que ela tenha sido afetada pelo espírito daqueles entre os quais veio, Raabe, sem dúvida, alcançou um bom grau diante de Deus, e um lugar de alta honra na comunidade hebraica. Era bom para ela que o que a prendeu e a impressionou a princípio não era nada no povo de Israel; foram os atributos gloriosos de seu Deus. Pois isso a preservaria substancialmente da decepção. Os homens podem mudar, ou podem passar, mas Deus permaneceu o mesmo ontem, hoje e para sempre. Se ela continuasse olhando para Ele, admirando Sua graça e poder, e tirando Sua plenitude inesgotável, ela seria capaz de verificar pelo menos uma das figuras do profeta: 'Maldito o homem que confia no homem, e faz carne no seu braço e cujo coração se afasta do Senhor; porque ele será como a saúde no deserto, e não verá quando vem o bem; mas habitará os lugares ressecados no deserto, em uma terra salgada e não habitada. Bem-aventurado o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor; porque ele será como uma árvore plantada pelas águas, e que estenderá as suas raízes pelo rio, e não verá quando o calor chegar, mas a folha dela. deve ser verde; e não será cuidadoso no ano da seca, nem cessará de dar frutos. "
Versículos 22-25
lete_me Josué 6: 22-25Joshua 6: 22-25
CAPÍTULO XIII
RAHAB SALVADO.
Josué 6:17 Josué 6:17 ; Josué 6: 22-25Josué 6: 22-25 .
Raabe não tem compartilhado o interesse devoto que foi despejado em Maria Madalena. Nossos Correggios, Ticianos e Carlo Dolcis não tentaram representar o espírito de contrição e devoção transfigurando o rosto da menina cananéia. E isso não é surpreendente. Raabe nunca tinha visto o rosto humano de Jesus, nem ouviu as palavras que caíam como mel dos seus lábios. Ela nunca tinha estado sob esse charme inexprimível que estava no comportamento de Jesus vivo, o charme que fez uma mudança tão notável não apenas na "mulher que era pecadora", mas em Zaqueu, em Pedro no salão do sumo sacerdote, em o ladrão penitente, e em Saulo de Tarso, a caminho de Damasco. Pois havia um poder maravilhoso nos próprios olhares e tons de Jesus para tocar o coração e, assim, lançar uma nova luz sobre todos. Sua vida passada, fazendo o pecado parecer negro e odioso, e inspirando um intenso desejo de semelhança com Aquele que era muito mais justo do que todos os filhos dos homens. Raabe nunca tinha visto a imagem Divina de uma forma mais pura do que aparecia em Josué e homens e mulheres com a mesma mente.
Mas, embora ela não fosse uma daquelas cujos pintores de amor contrito e santo gostam de representar, ela pertencia à mesma ordem e, em alguns aspectos, é mais notável do que qualquer um dos penitentes do Novo Testamento. Pois a luz dela era muito mais fraca que a deles, que viveu nos dias do Filho do homem. Ela estava totalmente sem apoio ou simpatia daqueles entre os quais viveu, pois, com exceção de suas próprias relações que parecem ter sido influenciadas por si mesma, nenhuma criatura em Jericó compartilhou sua fé ou demonstrou o menor respeito pelo Deus de Israel .
Mas chegou a hora de colher a recompensa de sua fé e de suas obras. No caso dela, houve apenas um curto intervalo entre a semeadura e a colheita. E Deus mostrou-se capaz de fazer nela muito acima do que ela poderia perguntar ou pensar. Pois ela não foi apenas protegida quando Jericó e todo o seu povo foram destruídos, mas incorporada aos filhos de Israel. Ela se tornou herdeira das bênçãos de Abraão; ela veio entre aqueles '' aos quais pertenciam à adoção, e à glória, e aos convênios, e ao cumprimento da lei, e ao serviço de Deus, e às promessas. "Uma antiga tradição a tornou esposa de Josué, mas, de acordo com as genealogias, ela se casou com Salmon ( Mateus 1: 5Mateus 1: 5), príncipe da tribo imperial de Judá, bisavô de Davi e ancestral do Messias. No rolo de ouro do décimo primeiro capítulo de Hebreus, ela é a única mulher que compartilha com Sara, a grande mãe da nação, a honra de um lugar entre os heróis da fé. Tais honras não poderiam ter sido alcançadas por ela, se ela não tivesse mudado de caráter - um daqueles que até então "estavam entre os potes, mas que se tornaram como as asas de uma pomba coberta de prata e suas penas com ouro amarelo".
Uma menção muito especial é feita a ela na narrativa da destruição de Jericó. Em primeiro lugar, antes da derrubada da cidade, Josué dá instruções particulares a respeito dela, aceitando muito prontamente a promessa que lhe foi feita pelos dois espiões. Se Joshua fosse um homem de temperamento irracional, ele poderia ter se recusado a ratificar a ação deles no caso dela. Ele poderia ter dito que Deus havia condenado a destruição de todos os habitantes da cidade, e como nenhuma instrução havia sido dada por Ele para poupar Raabe, ela deveria compartilhar a destruição do resto. Mas Josué reconheceu imediatamente a propriedade de uma exceção em favor de alguém que demonstrasse tal fé e prestasse esse serviço aos espiões e à nação; e, além disso, ele considerou a promessa feita pelos espiões como razoável, pois teria sido uma tirania grosseira enviá-los para uma missão sem poder, para compensar de forma justa qualquer assistência que pudessem receber. No entanto, quantas vezes as promessas feitas em perigo foram quebradas quando o perigo passou! Raabe deve ter sabido que, se tivesse sido algum chefe cananeu e não Josué que tivesse que decidir seu destino, ele teria desprezado a promessa dos espiões e a enviado para a desgraça geral. Ela deve ter ficado impressionada com a honrosa conduta de Josué ao endossar tão cordialmente a promessa dos espiões, e pensou bem em sua religião por esse motivo. Honra e religião vão bem juntas; maldade e religião geram desprezo. Vemos maldade com uma profissão religiosa que culmina na traição de Judas. Vemos honra em aliança com a religião culminando no Jardim do Getsêmani,
Sem dúvida, o cordão escarlate estava pendurado em sua janela, como havia sido arranjado com os espiões, e os israelitas, quando o vissem, seriam lembrados do sangue do cordeiro borrifado nos batentes de suas portas e lintéis quando o anjo destruidor passasse por ela. Egito. Foram os dois homens que agiram como espiões que Josué instruiu a entrar em sua casa e trazer a mulher e tudo o que ela tinha. E, sem dúvida, era uma mulher feliz quando viu os rostos de seus antigos convidados e, sob a proteção deles, foi trazida com todos os seus parentes e tudo o que tinha e levou a um local seguro. É um tempo abençoado, depois que você se mantém firme no dever, enquanto muitos falham, quando chega a hora que lhe traz paz e bênção, enquanto leva confusão e miséria aos infiéis. Quão grato alguém está nesse momento pela graça que permitiu escolher o certo! Com que reverência olhamos para o golfo em cuja borda se encontrava, e agradecemos a Deus pela graça que trouxe a vitória! E com que frequência o bem-estar de uma vida é assegurado em alguma crise pela firme atitude de uma hora. O que não ganhamos com paciência quando fazemos o certo e esperamos a recompensa? Uma das fotos da Casa do Intérprete é a de "uma pequena sala onde estavam sentadas duas crianças, cada uma em sua cadeira. O nome do mais velho era Paixão, e da outra Paciência. A paixão parecia muito descontentamento, mas a Paciência estava muito quieta. Então perguntou a Christian: "Qual é a razão do descontentamento da paixão?", O intérprete respondeu: "O governador deles faria com que ficassem por suas melhores coisas até o início do próximo ano;" mas ele terá todos eles agora; mas a paciência está disposta a esperar. "Quão inestimável é o espírito que pode esperar até o início do próximo ano! E, especialmente, com referência aos prêmios da eternidade. A pressa das coisas boas agora, o desejo de todos os perigos de satisfazer a inclinação como aumenta, a impaciência que não vai esperar até o próximo ano - quantas vidas eles destroem, que miséria eles geram pela eternidade! Mas quando você escolhe aquela parte boa que não será tirada, e conta todas as coisas, exceto a perda pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, que êxtase êxtase você tem certeza naquela hora solene em que os mortos, pequenos e grandes, estarão diante de Deus; e, em meio a pranto e pranto inexprimível à mão esquerda, o juiz pronuncia as palavras: "Vinde, abençoados por Meu Pai,
O caso de Raabe foi um daqueles em que famílias inteiras foram salvas por causa da fé de um membro. Foi o caso de Noé, cuja fé garantiu a isenção de si e de toda a sua família do dilúvio. Tal, hipoteticamente, foi o caso de Ló, cuja família inteira teria sido preservada do fogo e do enxofre, se eles tivessem recebido seu aviso e deixado Sodoma com ele. Por outro lado, houve casos, como o de Corá no deserto, e de Acã, perto deste mesmo lugar, Jericó, onde o pecado do pai envolveu a morte de toda a família. No caso de Raabe, encontramos uma família salva, não pela fé do chefe da casa, mas por um membro dela, e esse membro por uma mulher. O chefe de uma casa hebraica era eminentemente um homem representativo, e por uma lei bem compreendida e reconhecida, sua família estava envolvida em seus atos, seja para o bem ou para o mal. Mas, nesse caso, o protetor da família, o membro que determina o destino do todo, não é aquele a quem a lei reconhece, mas seu filho, sua filha.
Uma mulher ocupa aqui um lugar mais alto e mais influente, em relação ao resto da família, do que jamais ocupou em um período anterior. O incidente aparece como uma espécie de prenúncio do que deveria ser abundantemente verificado depois dos tempos. Pois é nos tempos cristãos que a mulher alcançou de maneira conspícua a posição de alta influência no bem-estar da família, e especialmente no bem-estar eterno, que Raabe mostrou ao livrar sua casa da destruição de Jericó. o membro que determina o destino do todo não é aquele que a lei reconhece, mas seu filho, sua filha. Uma mulher ocupa aqui um lugar mais alto e mais influente, em relação ao resto da família, do que jamais ocupou em um período anterior. O incidente aparece como uma espécie de prenúncio do que deveria ser abundantemente verificado depois dos tempos. Pois é nos tempos cristãos que a mulher alcançou de maneira conspícua a posição de alta influência no bem-estar da família, e especialmente no bem-estar eterno, que Raabe mostrou ao livrar sua casa da destruição de Jericó. o membro que determina o destino do todo não é aquele que a lei reconhece, mas seu filho, sua filha. Uma mulher ocupa aqui um lugar mais alto e mais influente, em relação ao resto da família, do que jamais ocupou em um período anterior. O incidente aparece como uma espécie de prenúncio do que deveria ser abundantemente verificado depois dos tempos. Pois é nos tempos cristãos que a mulher alcançou de maneira conspícua a posição de alta influência no bem-estar da família, e especialmente no bem-estar eterno, que Raabe mostrou ao livrar sua casa da destruição de Jericó. do que ela já realizou em qualquer momento anterior. O incidente aparece como uma espécie de prenúncio do que deveria ser abundantemente verificado depois dos tempos. Pois é nos tempos cristãos que a mulher alcançou de maneira conspícua a posição de alta influência no bem-estar da família, e especialmente no bem-estar eterno, que Raabe mostrou ao livrar sua casa da destruição de Jericó. do que ela já realizou em qualquer momento anterior. O incidente aparece como uma espécie de prenúncio do que deveria ser abundantemente verificado depois dos tempos. Pois é nos tempos cristãos que a mulher alcançou de maneira conspícua a posição de alta influência no bem-estar da família, e especialmente no bem-estar eterno, que Raabe mostrou ao livrar sua casa da destruição de Jericó.
Em um período muito inicial na história da Igreja Cristã, começou a ser observada a grande influência das mulheres piedosas no bem-estar de suas relações masculinas. Por volta do século IV, dificilmente podemos ler a biografia de qualquer pai cristão eminente, sem nos surpreender com a parte que as orações e esforços de alguma parente piedosa tiveram em sua conversão. Monica, mãe de Agostinho, é reverenciada por toda a cristandade por suas lágrimas e orações de luta em nome de seu filho; e o nome de Anthusa, a mãe de Crisóstomo, é dificilmente menos venerável. Nonna, mãe de Gregory Nazianzen; Macrina e Emmelia, a mãe e a avó de Basílio, o Grande, e Gregório de Nissa, bem como sua irmã, também chamada Macrina; Theosebia também, a esposa de Gregory, e Marallina, a irmã de Ambrose, todos compartilham um renome semelhante. E em tempos mais recentes, quantos são os casos em que irmãs e filhas exerceram uma influência abençoada sobre irmãos e pais! Toda irmã de bom coração tem um interesse particularmente caloroso e terno no bem-estar de seus irmãos. É um sentimento que não deve ser negligenciado, mas cuidadosamente nutrido e aprofundado. Essa narrativa mostra que está na linha da providência de Deus que irmãs e filhas provem instrumentos de libertação para suas relações.
É abençoado quando eles são tão uniformes nas coisas terrenas, mas muito mais gloriosos quando, por meio da fé, da oração e do interesse indiferente, são capazes de conquistá-los em Cristo e transformá-los em epístolas vivas para Ele. Toda irmã de bom coração tem um interesse particularmente caloroso e terno no bem-estar de seus irmãos. É um sentimento que não deve ser negligenciado, mas cuidadosamente nutrido e aprofundado. Essa narrativa mostra que está na linha da providência de Deus que irmãs e filhas provem instrumentos de libertação para suas relações. É abençoado quando eles são tão uniformes nas coisas terrenas, mas muito mais gloriosos quando, por meio da fé, da oração e do interesse indiferente, são capazes de conquistá-los em Cristo e transformá-los em epístolas vivas para Ele. Toda irmã de bom coração tem um interesse particularmente caloroso e terno no bem-estar de seus irmãos. É um sentimento que não deve ser negligenciado, mas cuidadosamente nutrido e aprofundado. Essa narrativa mostra que está na linha da providência de Deus que irmãs e filhas provem instrumentos de libertação para suas relações. É abençoado quando eles são tão uniformes nas coisas terrenas, mas muito mais gloriosos quando, por meio da fé, da oração e do interesse indiferente, são capazes de conquistá-los em Cristo e transformá-los em epístolas vivas para Ele.
Dificilmente pode ser necessário nos aprofundarmos no comentário que encontramos na Epístola de Tiago sobre a fé de Raabe. Pois não é algo pessoal para ela que ele lide, mas uma qualidade importante de toda fé verdadeira e de sua fé como verdadeira. "Raabe, a prostituta, não era justificada pelas obras quando recebeu os mensageiros e os enviou de outra maneira?" Nenhuma pessoa inteligente precisa ser informada de que a visão de justificação aqui apresentada não diverge em nada da de São Paulo. A doutrina de Paulo foi proposta nos primeiros anos da Igreja, quando, em oposição à noção predominante entre os gentios, era necessário mostrar claramente que não havia mérito justificativo nas obras. A doutrina de Tiago foi proposta em um período posterior, quando os homens, presumindo a graça livre, estavam começando a ficar relaxados em sua prática, e era necessário insistir que a fé não poderia ser verdadeira, se não fosse acompanhada pelas obras correspondentes. O caso de Raabe é empregado por St. James para ilustrar esta última posição. Se Raabe tivesse meramente professado crer no Deus de Israel como o único Deus verdadeiro, e na certeza de que Israel possuiria a terra, de acordo com a promessa de Deus, sua fé teria sido uma fé estéril ou morta; em outras palavras, não teria sido uma verdadeira fé. Foi ela assumindo a causa dos espiões, protegendo-os, colocando em risco sua vida por eles, e depois planejando e executando um esquema para sua segurança, que mostrou que sua fé era viva e, portanto, real. Seja verdade que a fé é apenas o instrumento da justificação, que não possui mérito, e que seu valor reside unicamente em nos unir a Cristo, para que possamos obter justificação e todas as outras bênçãos dele; ainda assim, o que realmente nos une a Cristo deve estar vivendo. O Dr. Chalmers costumava resumir toda a doutrina na fórmula: "Somos justificados somente pela fé, mas não por uma fé que está sozinha".
Mas vamos agora anunciar a recepção de Raabe na nação e igreja dos israelitas. "Eles trouxeram todos os seus parentes e os deixaram fora do acampamento de Israel... Josué salvou Raab, a prostituta viva, e a casa de seu pai, e tudo o que ela tinha; e ela vive em Israel até o dia de hoje; porque ela escondeu os mensageiros que Josué enviou para espionar Jericó. " Primeiro, eles os deixaram sem o acampamento. A princípio, eles poderiam ser tratados apenas como impuros, até que os ritos de purificação fossem realizados. No caso de Raabe, isso era duplamente necessário - devido à sua raça e devido à sua vida. Depois disso, eles foram admitidos na comunidade de Israel e se interessaram pelos convênios da promessa. A purificação cerimonial e a admissão formal significavam pouco, exceto na medida em que representassem a lavagem da regeneração e a renovação do Espírito Santo. Se essa mudança vital ocorreu, não nos é dito, mas parecemos justificados em deduzi-la do que lemos em Hebreus e do fato de Raabe ser um dos ancestrais de nosso Senhor. É interessante e instrutivo pensar nela como um exemplo da lei da graça pela qual a porta do céu se abre até o mais vil pecador. "Onde abundou o pecado, a graça fez muito mais." Quando o inimigo enlaça uma mulher, leva-a para as câmaras mais sujas do pecado, e a prende ali, de tal maneira que ela não pode escapar, mas deve afundar cada vez mais na lama, o caso é verdadeiramente sem esperança. Mais rapidamente e mais minuciosamente do que no caso de um homem, a lepra se espalha até que todo princípio virtuoso seja extirpado, e todo sentimento feminino é deslocado pelas paixões de um reprovado sensual. "Filho do homem, esses ossos podem viver?" Existe alguma arte para respirar o sopro da pureza e do amor puro nessa alma contaminada? Uma mulher assim pode encontrar seu lar nas montanhas de especiarias e ouvir um noivo amoroso dizer: "Meu amor, meu íntegro é apenas um"? É justamente aqui que a religião da Bíblia alcança seus maiores triunfos. Dizemos a religião da Bíblia, mas deveríamos dizer, esse Ser gracioso cuja graça a Bíblia se desdobra. '' As coisas que são impossíveis para os homens são possíveis para Deus. '' Jesus Cristo é o príncipe da vida. A experiência de Sua graça salvadora, a comunhão viva com Ele, pode mudar '' fornicadores e idólatras, adúlteros, efeminados e abusadores de eles mesmos com a humanidade, e ladrões, cobiçosos, bêbados, injuriadores e extorsores ", para que se diga deles: 'Mas vós lavados, mas santificados, mas justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de nossa Deus." A fé viva em um Salvador vivo e amoroso pode fazer todas as coisas.
Dez mil vezes essa verdade foi ilustrada em discursos evangelísticos, em sermões e em inúmeros folhetos do caso do filho pródigo. E que imaginação pode estimar o bem que essa parábola fez? Nesse ponto de vista, é estranho que tenha sido pouco utilizado uma passagem do Antigo Testamento, na qual a mesma verdade é revelada com tocante beleza no caso de uma mulher sem fé. Nos referimos ao segundo capítulo de Oséias. É o caso de uma esposa culpada e aparentemente sem vergonha. Impelida pela ganância, o pior de todos os motivos, ela seguiu esse amante e isso, porque eles pareciam capazes de gratificar seu amor por elegância e luxo e todo o show vã do mundo. Mas chega a hora em que seus olhos se abrem, seus amantes são levados à desolação, ela vê que todos eles foram uma mentira e um engano, e que nenhum bem real jamais lhe ocorreu, exceto o marido a quem ela abandonou e insultou. E agora, quando ela se vira para ele, fica simplesmente impressionada com a graciosidade e generosidade dele. Ele faz tudo o que pode ser feito para fazê-la esquecer suas misérias passadas, toda sua vida passada, e ele consegue.
O vale de Achor se torna uma porta de esperança; ela é tão transformada interiormente, e seu ambiente externo é tão alterado que '' ela canta como nos dias de sua juventude. "Os sentimentos felizes de sua infância poluída retornam a ela, como se ela tivesse bebido as águas de Lethe, e ela canta como uma menina alegre mais uma vez.A alegoria dificilmente é uma alegoria - é o amor divino que efetuou a mudança, esse amor que muitas águas não podem saciar e as inundações não podem se afogar. E agora, quando ela se vira para ele, fica simplesmente impressionada com a graciosidade e generosidade dele. Ele faz tudo o que pode ser feito para fazê-la esquecer suas misérias passadas, toda sua vida passada, e ele consegue. O vale de Achor se torna uma porta de esperança; ela é tão transformada interiormente, e seu ambiente externo é tão alterado que '' ela canta como nos dias de sua juventude. "Os sentimentos felizes de sua infância poluída retornam a ela, como se ela tivesse bebido as águas de Lethe, e ela canta como uma menina alegre mais uma vez.A alegoria dificilmente é uma alegoria - é o amor divino que efetuou a mudança, esse amor que muitas águas não podem apagar e as inundações não podem se afogar. E agora, quando ela se vira para ele, fica simplesmente impressionada com a graciosidade e generosidade dele. Ele faz tudo o que pode ser feito para fazê-la esquecer suas misérias passadas, toda sua vida passada, e ele consegue. O vale de Achor se torna uma porta de esperança; ela é tão transformada interiormente, e seu ambiente externo é tão alterado que '' ela canta como nos dias de sua juventude. "Os sentimentos felizes de sua infância poluída retornam a ela, como se ela tivesse bebido as águas de Lethe, e ela canta como uma menina alegre mais uma vez.A alegoria dificilmente é uma alegoria - é o amor divino que efetuou a mudança, esse amor que muitas águas não podem apagar e as inundações não podem se afogar. e ele consegue. O vale de Achor se torna uma porta de esperança; ela é tão transformada interiormente, e seu ambiente externo é tão alterado que '' ela canta como nos dias de sua juventude. "Os sentimentos felizes de sua infância poluída retornam a ela, como se ela tivesse bebido as águas de Lethe, e ela canta como uma menina alegre mais uma vez.A alegoria dificilmente é uma alegoria - é o amor divino que efetuou a mudança, esse amor que muitas águas não podem apagar e as inundações não podem se afogar. e ele consegue. O vale de Achor se torna uma porta de esperança; ela é tão transformada interiormente, e seu ambiente externo é tão alterado que '' ela canta como nos dias de sua juventude. "Os sentimentos felizes de sua infância poluída retornam a ela, como se ela tivesse bebido as águas de Lethe, e ela canta como uma menina alegre mais uma vez.A alegoria dificilmente é uma alegoria - é o amor divino que efetuou a mudança, esse amor que muitas águas não podem apagar e as inundações não podem se afogar. A alegoria dificilmente é uma alegoria - é o amor divino que efetuou a mudança; aquele amor que muitas águas não podem saciar e as inundações não podem se afogar. A alegoria dificilmente é uma alegoria - é o amor divino que efetuou a mudança; aquele amor que muitas águas não podem saciar e as inundações não podem se afogar.
Nós nos perguntamos se Raabe obteve muita ajuda em sua nova vida com a comunhão daqueles entre os quais ela veio quando ingressou na Igreja. Se a Igreja era o que deveria ser, se seus membros destacados eram como as três donzelas justas. Prudência, piedade e caridade, no palácio Beautiful, sem dúvida ela seria grandemente ajudada. Mas não é muito frequente que esse emblema seja realizado. E estranho dizer, entre os membros de nossas igrejas agora, geralmente encontramos um senso muito imperfeito do dever que eles devem àqueles que vêm de fora deles, e principalmente por causa de grande iniquidade. É bem possível que Raabe tenha ficado arrepiado com a frieza de algumas de suas irmãs hebréias, olhando-a como uma intrusa, olhando-a como réprobata e entristecida porque a sua seleta sociedade foi invadida por essa mulher estranha. E é bem possível que ela tenha ficado desapontada ao descobrir que, embora fossem nominalmente o povo de Deus, havia muito pouco do que era divino ou celestial neles. Por isso, muitas vezes acontece que o que deveria ser a maior atração em uma Igreja, o caráter de seus membros, é o maior repelente. Se todas as almas desgastadas pelo pecado e desgastadas pelo mundo, cansadas dos caminhos do mundo, e desejando uma sociedade mais amorosa, mais generosa, mais pura, mais nobre, pudessem encontrar na Igreja Cristã seu ideal realizado, poderiam encontrar na comunhão de Cristãos, a realidade de seus sonhos, quão abençoado seria o resultado! Infelizmente, em muitos casos, eles encontram a amargura, a maldade e o egoísmo do mundo reproduzidos sob a bandeira de Cristo! Se todos os chamados cristãos, já foi dito, deveria viver por apenas um ano, de acordo com o décimo terceiro capítulo de 1 Coríntios, a incredulidade desapareceria. Será o dia em que todo aquele que nomear o nome de Cristo será uma epístola viva, conhecida e lida por todos os homens?
Mas, por mais que ela tenha sido afetada pelo espírito daqueles entre os quais veio, Raabe, sem dúvida, alcançou um bom grau diante de Deus, e um lugar de alta honra na comunidade hebraica. Era bom para ela que o que a prendeu e a impressionou a princípio não era nada no povo de Israel; foram os atributos gloriosos de seu Deus. Pois isso a preservaria substancialmente da decepção. Os homens podem mudar, ou podem passar, mas Deus permaneceu o mesmo ontem, hoje e para sempre. Se ela continuasse olhando para Ele, admirando Sua graça e poder, e tirando Sua plenitude inesgotável, ela seria capaz de verificar pelo menos uma das figuras do profeta: 'Maldito o homem que confia no homem, e faz carne no seu braço e cujo coração se afasta do Senhor; porque ele será como a saúde no deserto, e não verá quando vem o bem; mas habitará os lugares ressecados no deserto, em uma terra salgada e não habitada. Bem-aventurado o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor; porque ele será como uma árvore plantada pelas águas, e que estenderá as suas raízes pelo rio, e não verá quando o calor chegar, mas a folha dela. deve ser verde; e não será cuidadoso no ano da seca, nem cessará de dar frutos. "
3 OBSTACULO BARREIRAS TEMPORAIS / O SOL E LUA JOSUÉ CAQP.10.10-15
Este capítulo trata da combinação de cinco reis contra os gibeonitas, Josué 10: 1 ; e da aplicação dos gibeonitas a Josué, por assistência, em virtude da aliança entre eles, que foi concedida, Josué 10: 6 ; do massacre do exército pelos reis de Israel e principalmente pelas pedras do granizo do céu, Josué 10:10 ; e da quietude do sol e da lua, enquanto a vingança era exercida sobre eles, Josué 10:12 ; e dos cinco reis escondidos em uma caverna, e do uso deles quando tomados, Josué 10:15 ; e da tomada de Makkedah, Libnah, Laachish, Eglon, Hebron, e Debir, Josué 10:28 ; que terminou a conquista da parte sul da terra,Josué 10:40 .
Verso 1
Ora, quando Adonizedeque, rei de Jerusalém , ... Assim chamado, talvez por antecipação, Jerusalém, já que parece ter esse nome dado pelos israelitas, quando eles a possuíram; e Jerusalém significa "a posse de Salem"F23e, em memória desse nome antigo, os judeus dizemF24, eles não colocam "jod" em Jerusalém entre "lamed" e "mem"; embora alguns façam o significado disso, "verão a paz"F25; e outros, mais perto de seu nome antigo e com respeito a ele, "tema Salem", ó inimigos. Agora o rei deste lugar
ouvira como Joshua pegara Ai e a destruíra completamente ; o qual, estando mais perto dele do que Jericó, mais o alarmava:
como fizera com Jericó e seu rei, assim como Ai e seu rei ; queimou um e matou o outro; e isso o aterrorizou, para que ele e sua cidade não tivessem o mesmo destino:
e como os habitantes de Gibeão haviam feito as pazes com Israel, e estavam entre eles ; que, por enfraquecer o interesse dos reis de Canaã, poderia dar o exemplo a outros lugares para fazer o mesmo. Abarbinel sugere que os gibeonitas que fazem as pazes com Israel secretamente, sem o conhecimento de seu rei, como ele supõe, deixaram Adonizedeque com medo, para que seus súditos não fizessem o mesmo; os cronólogos judeus dizemF26, que esses três atos respeitantes a Jericó, Ai e Gibeão foram concluídos em três meses.
Verso 2
Que eles temiam grandemente ... O rei de Jerusalém e seu povo, para que não caíssem nas mãos dos israelitas e fossem usados como Jericó e Ai, e os reis e habitantes deles eram, e que seriam o próximo que deve ser um sacrifício para eles; pois Gibeão ficava a cinquenta metros de Jerusalém, como Josefo dizF1; e em outro lugar ele dizF2mas quarenta, que eram apenas cinco milhas; e se cinquenta, mas pouco mais de seis milhas; de acordo com BuntingF3, eram apenas seis quilômetros: e o que aumentava seu terror era:
porque Gibeão era uma grande cidade ; ser uma cidade metropolitana e ter outros sujeitos a ela; portanto, a rendição disso aos israelitas pode intimidar outras cidades, e levá-los pelo exemplo a fazer o mesmo, e assim de más conseqüências:
como uma das cidades reais ; a versão latina da Vulgata omite a nota de semelhança e lê: "e uma das cidades reais"; e às vezes "caph" ou "as" não é uma nota de semelhança, mas de realidade; todavia, como em nenhum lugar lemos sobre um rei de Gibeão, o sentido pode ser que, embora não fosse um assento real, era igual àqueles que eram, e como um, sendo uma cidade metropolitana: e
porque era maior que Ai : tinha mais habitantes e talvez melhor:
e todos os seus homens eram poderosos ; homens de força, coragem e bravura, homens guerreiros e, portanto, para uma cidade assim ceder tão facilmente, e de maneira tão mesquinha, mesquinha e covarde, estava dando um péssimo exemplo.
Verso 3
Portanto Adonizedeque, rei de Jerusalém, enviou a Hoham, rei de Hebrom , .... Que, segundo JeroméF4estava a vinte e duas milhas de Jerusalém; era uma cidade antiga construída sete anos antes de Zoan no Egito; Veja Gill em Gênesis 13:18 e Veja Gill em Números 13:22 ,
e a Piram, rei de Jarmute ; uma cidade que caiu no lote de Judá, assim como Hebrom, Josué 15:35 ; de acordo com JeromF5, era seis quilômetros distante de Eleutheropolis; de acordo com ProcópioF6catorze, sobre a aldeia Estaol, perto da qual Sansão foi sepultado, Juízes 16:31 ; mas JeromF7fala de uma cidade chamada Jermus, na tribo de Judá, que parece ser a mesma coisa com isso; e que ele diz que em seus dias era uma vila chamada Jermucha, a 16 quilômetros de Eleutherópolis, quando você vai para Aelia ou Jerusalém; e, como Eleutherópolis ficava a trinta quilômetros de Jerusalém, este lugar deve estar a dez quilômetros dele, situado entre os dois:
e a Jafia, rei de Laquis ; que o escritor acima dizF8era uma cidade na tribo de Judá e, em seu tempo, uma vila, a 11 quilômetros de Eleutherópolis, quando você vai para Daroma, ou para o sul; e, de acordo com BuntingF9, ficava entre Eleutherópolis e Hebron, e ficava a trinta quilômetros de Jerusalém em direção ao sudoeste:
e a Debir, rei de Eglom ; que a versão da Septuaginta chama Odollam ou Adullam; e Jerom, seguindo esta versão, torna Eglon o mesmo com Adulão, quando é certo que eles eram lugares diferentes e tinham reis distintos sobre eles, Josué 12:12 ; e que ele dizF11em seu tempo havia uma vila muito grande, a 20 quilômetros de Eleutheropolis, a leste; e, de acordo com BuntingF12ficava a doze milhas de Jerusalém para o sul. A estes quatro reis o rei de Jerusalém enviou:
dizendo ; do seguinte modo.
Verso 4
Suba a mim e ajude-me, para que possamos ferir Gibeão , .... Pelo qual ele se considerava um par, não apenas porque era uma cidade grande, e cheia de homens poderosos, e tinha outras cidades sujeitas a ela. , mas porque ele poderia razoavelmente julgar que Josué iria ajudá-los, se possível, estando em aliança com ele; ele envia a esses reis de maneira autoritária, como se, em alguns aspectos, estivessem sujeitos a ele; e ele propõe Jerusalém como o local de seu encontro, e que parece estar mais alto que suas cidades, embora estivessem na parte montanhosa do país.
porque fez as pazes com Josué e com os filhos de Israel ; seus inimigos declarados, e assim se separaram de seus compatriotas e de seu interesse comum; e, portanto, considerou-se adequado dar um exemplo deles, para que outros pudessem ter medo de fazer o mesmo.
Verso 5
Portanto, os cinco reis dos amorreus , .... Porque ainda que eram principalmente hititas que habitavam em Hebrom, e jebuseus que habitavam Jerusalém; todavia, como os amorreus eram o povo mais poderoso da terra e se dispersaram em várias partes dela, e parecem ter a maior autoridade, todos foram chamados amorreus, e talvez os reis dessas cidades fossem deles. , e posto sobre eles por eles; então descobrimos que os gibeonitas, que eram hivitas, são considerados os remanescentes dos amorreus, 2 Samuel 21: 2 ,
o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis, o rei de Eglom, reuniram-se e subiram, eles e todos os seus exércitos ; isto é, a Jerusalém, o local do seu encontro, e dali marcharam.
e acamparam-se diante de Gibeão, e fizeram guerra contra ele : sitiando-o e atacando-o em alguns de seus fortes.
Verso 6
E os homens de Gibeão enviaram a Josué ao acampamento a Gilgal , .... O que alguns pensam que fizeram quando sitiados, e não antes, que mostravam sua fé no poder de Deus, a quem eles professavam agora; mas não é provável que eles adiem o envio de ajuda por tanto tempo, pois é razoável supor que eles possam ter ouvido falar do desígnio dos cinco reis contra eles; ou que eles possam enviar mensageiros quando cercados por todos os lados; pode ser melhor, portanto, exibir as palavras "enviou"F13, o que fizeram assim que souberam dos preparativos feitos pelos cinco reis para guerrear com eles e de seu encontro em Jerusalém, e especialmente assim que souberam de sua marcha em direção a eles:
dizendo: Não afrouxes as mãos dos teus servos ; eles imploram que ele não os negligencie, seja indiferente a eles e demore a ajudá-los, uma vez que eram seus súditos; e tiveram direito a sua proteção:
venha até nós rapidamente, salve-nos e ajude-nos ; eles não duvidaram, se ele se apressou e os ajudou, mas eles deveriam ser salvos por ele:
porque todos os reis dos amorreus que habitam nas montanhas estão reunidos contra nós . Jerusalém estava no meio de montanhas, e Hebrom estava na região montanhosa da Judéia, veja Salmo 125: 2 ; e as outras cidades estavam sem dúvida em uma situação semelhante.
Versículo 7
Assim Josué subiu de Gilgal , .... Que se achava baixo nas planícies de Jericó:
ele e todos os homens de guerra com ele ; que não deve ser entendido de todo o acampamento de Israel, que consistia em quinhentos mil combatentes pelo menos; como esse número era desnecessário para esta expedição e não poderia ter prosseguido com essa pressa o caso exigido; nem seria prudente e aconselhável deixar as pessoas desarmadas, velhos, mulheres e crianças, indefesas; mas estes eram uma companhia seleta de homens capazes, aptos para viagens e também para a guerra:
e todos os homens valentes ; ou "até todos", quantos foram escolhidos para o propósito, sendo homens de força, atividade e coragem.
Verso 8
E o Senhor disse a Josué : ... Ou na marcha, e enquanto ele prosseguia em sua jornada em auxílio dos gibeonitas, ou melhor, antes de partir; e é altamente provável que ele tenha consultado o Senhor nessa ocasião, tendo, talvez, alguma dúvida em mente, se ele deveria ajudá-los, uma vez que a ligação entre eles foi obtida por fraude; e as palavras podem ser traduzidas ", e o Senhor disse"F14: antes de avançar com seus homens de guerra:
não os temam ; os cinco reis e seu exército combinado:
porque eu os entreguei na tua mão ; tinha decidido fazê-lo, e que era tão certo como se tivesse sido realmente feito:
nenhum deles estará diante de ti ; mas seja cortado ou obrigado a fugir.
Verso 9
Josué, pois, veio a eles repentinamente . ... O que sem dúvida os lançou em consternação e confusão:
e subiu de Gilgal a noite toda ; ele escolheu a noite por segredo e surpresa, e que ele poderia ser o mais cedo possível com o inimigo, e para a assistência e alívio de Gibeão; e, a cerca de nove ou dez milhas de Gilgal a Gibeon, era facilmente executada na marcha de uma noite; Veja Gill em Josué 9: 6 .
Verso 10
E o Senhor os desconcertou diante de Israel . (...) Os perturbou, perturbou e amedrontou com a aparência e presença do povo de Israel; eles foram jogados em terror e confusão em sua abordagem, sendo tão repentinos e inesperados:
e matou-os com um grande massacre em Gibeão ; pelos israelitas, que os atacaram repentinamente:
e os perseguiu pelo caminho que sobe a Betorom ; havia dois lugares com esse nome, o superior e o inferior, ambos construídos por Sherá, filha ou neta de Efraim, 1 Crônicas 7:24 ; portanto, aqui é chamado por antecipação. Era cerca de cem metros, ou doze milhas e meia, de acordo com JosefoF15, de Jerusalém, que concorda com Eusébio e Jerom; e de Gibeão para lá, eram cinquenta metros mais, ou seis milhas e um quarto; até agora os reis foram perseguidos por Josué e seu exército, pelo menos até sua ascensão; por ser construído em uma colina, tinha uma subida de um lado e uma descida do outro, depois de mencionadas, e ambas eram passagens muito estreitas; do primeiro, é dito no TalmudF16, que se dois camelos subirem a subida a Betorom, ambos cairão; sobre o qual o brilho diz, é um local estreito e não há como virar para a mão direita ou esquerda:
e os feriu em Azekah e em Makkedah ; o primeiro dos quais é colocado por JeromF17entre Eleutherópolis e Jerusalém, e era uma vila em seus dias, e as outras oito milhas de Eleutherópolis, e ambas na tribo de Judá, veja Josué 15:35 ; de acordo com BuntingF18, ambos estavam a 13 quilômetros de Jerusalém em direção ao oeste.
Verso 11
E aconteceu que, quando fugiram diante de Israel, e estavam descendo a Bete-Horom , .... A descida dela daquele lado em direção a Azeca, e que também era uma passagem muito estreita, da qual JosefoF19faz menção. Os judeus dizemF20, que a descida de Bete-Horom foi o lugar onde caiu o exército de Senaqueribe:
que o Senhor lançou sobre eles grandes pedras do céu sobre Azeca, e eles morreram ; a versão da Septuaginta os chama de granizo; e assim eles são chamados na próxima cláusula; e que algumas vezes caíram para matar homens e gado, é certo da praga do granizo no Egito, Êxodo 9:19 ; e alguns em tempos muito atrasadosF21sabe-se que caem, com cerca de oito, nove e doze polegadas de diâmetro, alguns maiores que os ovos de perus e cerca de meio quilo de peso; veja Gill em Apocalipse 16:21 ; mas essas parecem pedras adequadas, como as que não derreteram como as pedras de granizo; embora assim chamados, porque caíram do céu, como caem, mas permaneceram e permanecem, de acordo com a noção que os judeus têm deles; porque eles dizemF23quem vê essas grandes pedras, ao descer até Betorom, é obrigado a abençoar; e menção freqüente é feita por historiadores de chuvas de pedras sendo chovidas. LivyF24fala dessa chuva quando o rei Tullus conquistou os sabinos; e de outroF25, quando Scipio teve sucesso em Cartago; e Pomponius MelaF26relata que, quando Hércules lutou com os filhos de Netuno, e os dardos o falharam, ele conseguiu de Júpiter chover chuva de pedras, que estavam espalhadas em grande abundância; e algunsF1 acho que se refere a esse fato no tempo de Josué, que deveria ser o mesmo com o Hércules tiranoF2, daí também chamado SaxanusF3; e em memória disso, existem campos pedregosos em vários lugares, chamados por seu nomeF4:
foram mais os que morreram com pedras de granizo do que os que os filhos de Israel mataram à espada ; mas qual foi o número de cada um deles não é dito; foi sem dúvida muito grande, uma vez que houve uma destruição e consumo absolutos deles, Josué 10:20 .
Verso 12
Então falou Josué ao Senhor , .... Em oração, e implorou como se segue, para que o sol e a lua fiquem parados, até que a vitória esteja completa; embora os escritores judeus interpretem isso de uma canção; assim o Targum, então Josué louvou, ou cantou louvores, como no Targum do Cântico de Salomão 1: 1 ; e que é aprovado por Jarchi e Kimchi:
no dia em que o Senhor entregou os amorreus diante dos filhos de Israel ; os cinco reis dos amorreus e seus exércitos, Josué 10: 5 ,
e ele disse, aos olhos de Israel ; na presença deles, e na audição de grandes números, estando sob um impulso divino, e tendo forte fé na operação do milagre, depois relatado, e que seria conforme a sua palavra; ele teve coragem de dizer o que fez, convencido de que não deveria ficar desapontado e envergonhado:
sol, fique parado em Gibeão, e lua no vale de Ajalon ; onde eles agora apareceram e foram vistos por todo o Israel, um como se estivesse sobre Gibeão, e o outro como no vale em que Masius pensa que é o mesmo com o vale de Gibeão, Isaías 28:21; e assim deve estar perto de Gibeão, e o sol e a lua não muito longe um do outro, como poderiam estar se fosse agora lua nova, como Kimchi e R. Isaiah; ou na diminuição; alguns dizem sete dias antes de sua mudança: mas Abarbinel é de opinião que estava perto da lua cheia, que estava nascendo no vale de Ajalon, e que o sol estava quase se pondo como parecia sobre Gibeon, e ficava exatamente em frente a outro; e Josué temendo que não tivesse tempo de perseguir seus inimigos e tornar a vitória completa, caso o sol se pusesse, reza para que o sol e a lua continuem na posição em que estavam; o sol para que ele pudesse se beneficiar da luz do dia, que era a principal coisa desejada; a lua sendo mencionada apenas, para que os movimentos celestes não sejam confundidos e a ordem dos orbes perturbada; e ele observa, com Jarchi e Kimchi,Josué 18:25 ; e Ajalon na tribo de Dã, Josué 19:42 ; e pode-se observar que também havia outra na tribo de Zebulom, Juízes 12:12 ; mas isso parece estar a uma distância muito grande; e ainda menos provável é o que alguns viajantes atrasados observaramF5, que muitos pensam que a planície de Sharon, perto de Jope, é o lugar onde Josué derrotou os cinco reis, quando o sol parou, etc. a opinião de Masius, mencionada pela primeira vez, parece mais provável.
Verso 13
E o sol parou e a lua ficou ... O sol que saiu de sua câmara como um noivo e se alegrou como um homem forte para seguir seu curso, interrompeu seu curso imediatamente; e a lua que caminha em seu brilho não prosseguiu, mas ambos ficaram imóveis, imóveis e continuaram nesta posição:
até que o povo se vingasse de seus inimigos ; até que a nação e o povo de Israel se vingassem e destruíssem os reis vivos e suas forças: como isso deve ser reconciliado com o sistema copernicano, ou com isso, não questionarei. . Foi um fenômeno maravilhoso e surpreendente, ver os dois luminares parados no meio do céu; é fingido por alguns historiadoresF6, que um milagre semelhante foi realizado na batalha de Mulberg, vencida pelo imperador Carlos Quinto, em 24 de abril de 1547. Na história chinesaF7é relatado que, no tempo do seu sétimo imperador, Yao, o sol não se pôs por dez dias, e que os homens temiam que o mundo fosse queimado, e havia grandes incêndios naquele momento; e embora o tempo da permanência do sol ainda seja ampliado além dos limites da verdade, parece que ele se refere a esse fato e foi manifestamente aproximadamente ao mesmo tempo; pois esse milagre foi realizado no ano do mundo de 2554, que caiu no sexto quinto, ou, como dizem alguns, no sexagésimo sétimo ano do reinado daquele imperador, que reinou noventa anos:
é não esta escrito no livro de Jasar ? sobre o qual os judeus estão divididos; alguns dizem que é o livro de Gênesis, outros o livro de Deuteronômio, outros o livro de JuízesF8; o Targum o interpreta do livro da lei, e também Jarchi e Kimchi; e Ben Melech o interpreta no livro da lei de Moisés, onde eles supõem que esse milagre foi previsto. O primeiro pensa, nas palavras de Jacó a José, "sua semente encherá as nações", Gênesis 48:19 ; que ele supõe ter sido cumprido em Josué, da tribo de Efraim, quando o mundo inteiro ficou cheio da fama dele por causa desse milagre; e o último nas palavras: "diante de todo o teu povo eu farei milagres", Êxodo 34:10 ; um estava fazendo brilhar o rosto de Moisés, o outro parado do sol para Josué, como ele o interpreta. Bolducius, um comentarista do livro de JóF9, imagina que esse livro foi projetado e que esse milagre é predito nele, particularmente em Jó 9: 7 ; "que comanda o sol, e ele não nasce"; é mais provável que este livro de Jasher, no qual esse milagre foi registrado, tenha sido um registro público, ou anais, em que eventos memoráveis foram escritos, como aconteceram em diferentes épocas por diferentes pessoas; e Masius pensa que JosefoF11 significa isso pelos arquivos colocados no templo, aos quais ele apela à verdade deste milagre:
então o sol parou no meio do céu ; em algum lugar acima do horizonte, muito provavelmente era por volta do meio dia, quando o sol estava em seu meridiano. GussetiusF12pensa por volta das dez ou onze horas; pode-se supor que, no início da manhã, Josué subisse com suas tropas e envolvesse os reis, e poderia ser meio-dia antes do fim da batalha, e a vitória obtida, pelo menos antes de Josué prosseguir em sua perseguição, então até onde ele havia feito, quando o milagre foi realizado; e antes, como seria o mais visível nas várias partes do mundo; pois, se estivesse perto do pôr-do-sol, não poderia ter sido visto em alguns lugares, e particularmente nos chineses, como parece ter sido o que foi observado:
e apressou-se a não descer o dia inteiro ; que era artificial ou natural; se um dia artificial, permaneceu imóvel por apenas doze horas; se um dia natural, vinte e quatro horas; e consequentemente a duração do dia deve ser julgada; se era ao meio-dia quando estava parado e continuava um dia natural, ou vinte e quatro horas, então, como passara seis horas ao meio-dia e, depois de voltar à sua moção, tinha mais seis para ir ao seu local, esse dia deve durar trinta e seis horas; e assim os judeus costumam dizerF13; mas se um dia artificial, ou doze horas, era apenas um dia de vinte e quatro horas; mas se fosse assim, como dizem os judeusF14, no terceiro dia de Tamuz, que responde a parte de junho, e estava no solstício de verão, no dia mais longo do ano, quando seus dias consistiam em catorze horas, isso tornará esse longo dia quatro horas mais longo. Segundo o autor de Eclesiástico, nos Apócrifos: "O sol não voltou por seus meios? E não durou um dia mais que dois?" (Sirach 46: 4) era um dia duplo, ou, como ele expressa, um dia se tornou dois, ou foi até dois. (No final dos anos 60, alguém circulou uma história que a NASA havia descoberto que havia um dia desaparecido. No sistema solar, usando essa passagem, eles contabilizaram cerca de vinte e uma horas perdidas e a conta em Isaías 38: 8 para explicar o restante do tempo perdido.Esta história é uma fábula completa e não tem absolutamente nenhuma base. )
Verso 14
E não houve dia assim, antes ou depois, .... O que deve ser entendido como não referindo-se aos dias naturais, ou como estão de acordo com o curso natural das coisas, como os dos pólos norte e sul, que são muito mais longos, mas aos milagrosos e extraordinários: nunca houve um dia como este, ocasionado pelo sol parado; e quanto ao dia de Ezequias, que é contestado, quando o sol recuou dez graus no mostrador de Acaz, não é certo se esses graus eram horas, ou meia hora, ou quartos de hora; e, se fossem horas, como o retrocesso ocorria ao mesmo tempo, em um momento, só poderia acrescentar dez horas no retorno delas, e assim deveria durar apenas um dia de vinte e duas horas: além disso, o escritor deste livro fala apenas de dias que haviam passado em seu tempo, e não do que poderia ser a seguir; adicionar ao qual, que isso respeita não tanto a duração do dia, como a maneira pela qual ela se tornou tão longa; e, especialmente, diz respeito à seguinte circunstância, sendo solicitada por um homem, e entregue de maneira muito autoritária:
que o Senhor ouviu a voz de um homem ; expressa em oração, e que oração era uma oração de fé:
porque o Senhor lutou por Israel : lançando pedras de saraiva sobre seus inimigos, e preservando-os deles, interrompendo o curso do sol, até que eles se vingassem completamente. O dia em que esse milagre foi realizado é suposto ser quarta-feira 11 de abril, no ano anterior a Cristo 1454F14.
Verso 15
Voltou Josué, e todo o Israel com ele, ao arraial em Gilgal. Isto é, ele pensou ter retornado, havia decidido e preparado, mas foi impedido ao ouvir que os cinco reis haviam se escondido em uma caverna em Makkedah; que ele ordenou que fosse detido até que o povo terminasse a perseguição de seus inimigos, quando ele destruiu Makkedah, e que o levou à conquista de outros lugares antes de retornar; ou então este versículo não está em seu devido lugar, ou é supérfluo, uma vez que o mesmo é expresso em Josué 10:43 ; depois de tudo o que foi mencionado acima; a versão da Septuaginta deixa de fora.
Verso 16
Mas esses cinco reis fugiram . ... Eles não foram mortos por pedras de granizo, nem mortos pela espada dos israelitas, mas escaparam, sendo reservados pela providência de Deus para um fim mais vergonhoso:
e se esconderam em uma caverna em Makkedah ; não na cidade de Makkedah, que ainda não estava nas mãos de Israel, enquanto essa caverna estava, como aparece a seguir; mas estava em alguma colina, ou montanha, perto dela; no limite, como Kimchi o expressa, e onde uma colina é mostrada até hoje em que estava, como diz Drusius.
Verso 17
E foi dito a Josué : ... Ou por parte de seu próprio povo, ou por alguns habitantes da terra em seu interesse, que a observaram:
dizendo, os cinco reis são encontrados escondidos em uma caverna em Makkedah : isso parece fazer parecer que foram outros, e não os soldados de Josué, que os encontraram; pois, sem dúvida, eles os teriam apreendido e trazido à sua presença, ou matado-os, a menos que escolhessem primeiro conhecer sua vontade a respeito deles, expressa em seguida.
Verso 18
E Josué disse: rola grandes pedras sobre a boca da caverna ... (...) Para manter os reis para que eles não escapem, até que ele tenha tempo conveniente para que eles sejam trazidos diante dele, e sejam tratados por ele como eles mereciam; e sem dúvida havia muitas pedras ao redor da colina ou montanha, na qual esta caverna estava, adequada para esse propósito:
e põe homens por ela para mantê-los ; como guarda sobre eles, para impedir sua fuga.
Verso 19
E não fique, mas persiga seus inimigos , .... Isto é, não fique nesta caverna, mas tendo colocado uma guarda suficiente lá, vá em busca do inimigo, com o máximo de celeridade possível:
e ferir os mais traseiros deles ; a retaguarda; ou "segui-los"F15, como é a palavra, corte a cauda deles:
permita que eles não entrem em suas cidades ; onde eles não apenas ficariam em segurança por um tempo, mas seriam capazes de resistir a um cerco por algum tempo e causariam muitos problemas para conquistá-los:
porque o Senhor teu Deus os entregou nas tuas mãos ; isso ele disse para encorajá-los e acelerá-los à sua busca com toda avidez e veemência. Segundo a Crônica SamaritanaF16, o sinal ou a palavra de ordem era: "Deus é forte na batalha, Deus é o nome dele".(NOTAS COMENT. DO NT A. BARNES)