Translate this Page
  • Currently 2.56/5

Rating: 2.6/5 (264 votos)




ONLINE
3




Partilhe esta Página



 <!-- Go to www.addthis.com/dashboard to customize your tools -->
<script type="text/javascript" src="//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-57f3fb36829d1888"></script>

 

 

  contadores de visitas 

 

Flag Counter


Visão geral do livro - 2 Timóteo
Visão geral do livro - 2 Timóteo

 

Visão geral do livro - 2 Timóteo 

A segunda epístola a Timóteo (4 capítulos) 

  1. a) Sujeito e propósito da epístola

 ARTIGO MAURICIO BERWALD

Esta segunda epístola que foi escrita vários anos após a primeira desenha uma imagem totalmente diferente diante dos nossos olhos. Paulo foi novamente prisioneiro e aguardou a morte. Mas a condição dos crentes se deteriorou. As assembléias que Paulo tão cuidadosamente plantou e alimentou partiram cada vez mais de sua fonte de vida e força, o Senhor Jesus. Mas mesmo que a casa de Deus, a igreja, esteja em decadência porque os crentes se tornaram infiéis ao seu Senhor, o Senhor Jesus permanece fiel: Ele não pode negar a Si mesmo ( 2 Timóteo 2:13 ).

 

Paulo viu que seu jovem cooperador Timóteo poderia estar com medo e talvez se desesperar com a morte de seu pai espiritual, já que ele poderia ver a si mesmo por conta própria no início do declínio da cristandade. É por isso que Paulo escreveu a Timóteo para encorajá-lo e fortalecê-lo com esta epístola de despedida.

 

Paulo não podia mais escrever sobre a casa de Deus ou a igreja do Deus vivo ( 1 Timóteo 3:15 ). A partida progrediu tanto que ele teve que escrever sobre uma grande casa com vasos para honrar e alguns para desonrar ( 2 Timóteo 2:20 ). Na primeira epístola, Paulo dera instruções sobre os presbíteros e diáconos. Isso indicava o estado normal das igrejas. Pois ele tinha a si mesmo como apóstolo e membro do Senhor designado anciãos (veja Atos 14:23 ; Atos 20:17 ; Atos 20:28 ; Filipenses 1: 1 ). Esta segunda epístola, no entanto, dá principalmente exortações pessoais a Timóteo, como o triplo repetido 'mas você ...' (3:10, 14; 4: 5).

 

Mas não há nem cedendo nem resignação! Por mais que seja ruim e difícil o tempo, a força de Deus e a graça do Senhor Jesus permanecem as mesmas para sempre. É por isso que a epístola tem sido um encorajamento através dos tempos para aqueles cristãos que querem seguir seu Senhor e Salvador fielmente.

 

Peculiaridades

 

'Em Cristo Jesus'

 

Apesar da decadência da cristandade, o Senhor Jesus permanece sempre o mesmo. Nele tudo é certo e estável. Nesta epístola, portanto, encontramos sete vezes a expressão "em Cristo Jesus":

 

  • Vida (cap. 1: 1)

 

Graça salvadora (cap. 1: 9)

 

  • Fé e amor (cap. 1:13)

 

  • Mantendo a graça (cap. 2: 1)

 

  • Salvação (cap. 2:10)

 

  • Vida Divina (cap. 3:12)

 

  • Fé (cap. 3:15)

 

  1. c) Visão geral do conteúdo

 

  • 2 Timóteo 1 - Sofrimentos de um servo do Senhor

 

  • 2 Timóteo 2 - Ministério de um servo do Senhor

 

  • 2 Timóteo 3 - Recursos de um servo no declínio da cristandade

 

  • 2 Timóteo 4 - Um Servo Fiel e um Senhor Fiel
  • FONTE MAURICIOBERWALD.COMUNIDADES.NET /JHON GIL/