Translate this Page

Rating: 2.4/5 (43 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...



 

 

 

  contadores de visitas 

 

Flag Counter


Doutrina do batismo do Espirito Santo (5)
Doutrina do batismo do Espirito Santo (5)

                                          O batismo no Espirito Santo                                       

                                FALA DO ASSUNTO NOS DIAS DE HOJE?

                                                 Artigo Mauricio Berwald

 

Nos dias de hoje em muitos lugares não se fala ou ensina ou da enfase sobre o batismo no Espirito Santo.Parece que outras coisas tem tomado o lugar na importância na vida cristã quando se diz em buscar o batismo no ESPIRITO Santo.Quase se não se fala mais sobre a doutrina do Batismo e nem se ensina mais por muitos obreiros nem conhece a doutrina direito por não se interessar pelo assunto.Esse assunto esta quase se extinguindo em varias igrejas evangélicas em vários estados do brasil.Mutos lideres estão enfatizando e dando atenção hã outras coisas;por estarem mornos e acomodados;mas o rebanho sofre com esse comodismo dos lideres.Exitem lideres que esqueceram do assunto totalmente nos púlpito.Orar por batismo esta cada vez mais raro.A importância do batismo já não é mais como antes  ;buscar renovação ;enfim o avivamento já ficou em 3° ou 4°  lugar na vida de muitos lideres e crentes;e até ficou em ultimo lugar a importância de ver uma igreja avivada. 

Essa situação atual que tenho visto bem de perto ;percebido e pesquisado   nestes últimos anos;a situação esta cada vez mais difícil com a vinda do comodismo;onde se da mais importância ao materialismo e a vida de comunhão com Deus fica sempre nos últimos lugares na vida de muitos crentes.Mas contudo ainda tem muitos irmãos que são zelosos ;fervorosos ;lideres que não são conformistas e estão orando por um avivamento no brasil.embora 

sejam poucos se desejam uma mudança ;mas estão orando por um despertamento no brasil. Em meu primeiro livro que editamos sobre a doutrina do Espirito Santo nas paginas 68;69;70;falam sobre a urgência de que precisamos de um avivamento urgente em nosso seculo21 .Desejo adiante mostrar a realidade de nosso tempo a necessidade de um avivamento.

 Discorrendo sobre o reavivamento em meu livro que editamos ;na pagina 68 diz"AVIVAMENTO APROFUNDA A PIEDADE;INCITAM A ORAÇÃO;AVIVAM TODAS AS ÁREAS DA IGREJA;MAIS CRENTES PODEM TRABALHAR EM NOVAS CORRENTES DE INFLUENCIA DINA;SE ABREM ;E MAIS PESSOAS SÃO LEVANTADOS PARA O SERVIÇO DO senhor DE MODO ESPECIAL COM DONS ;TALENTOS SÃO DESPERTADOS  E MAIS CHEIOS DO ESPIRITO SANTO.DIFICULDADES SÃO SANADAS;DISCÓRDIAS SÃO ELIMINADAS;PREDOMINA O AMOR FRATERNAL TAMBÉM E A COMUNHÃO É FORTALECIDA;E ESTENDE-SE O CONHECIMENTO E AS EXPERIÊNCIAS DAS VERDADES''. 

Outras coisas que sucedem nos avivamentos "'OS AVIVAMENTOS TIRAM AS IGREJAS DA ROTINA DO FORMALISMO;DAS MODAS MUNDANAS E MAUS COSTUMES SÃO DEIXADOS DE LADO;E ASSIM INTRODUZINDO NOVA VIDA EM TUDO.ALIVIA AS GARGAS DO MINISTÉRIO;POIS É BEM MELHOR PREGAR E ORAR NA PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO"'.NOS AVIVAMENTOS OS CAÍDOS SÃO LEVANTADOS E DÁ A IGREJA UM CAMPO MAIS LARGO ;NOVO FOLEGO E NOVA UTILIDADE".

 

Em ocasiões de avivamento dão inicio a caminhada cristã missionaria ;ministros ;ensinadores;nascem nos avivamentos e por eles surgem sociedade cristã e que abençoam o mundo.O que estou discorrendo sobre essa realidade de hoje é puro ;é verdadeiro.Um pastor americano Thomas trask líder da ASSEMBLEIA DE DEUS disse o seguinte expressão em sua entrevista no jornal mensageiro da paz"""Reavivamento é a manifestadão de Deus em abundancia;o avivamento é preveniente de fatores como por exemplo ;leitura da bíblia;oração e fome espiritual;Deus se move em direção á nos ;e o resultado é palpável"".

 Precisamos de um urgente avivamento sobre o brasil;um despertamento espiritual de proporções nunca vista antes.Situação atual é muito séria se formos analgizar a luz da bíblia.Pergunto como pode pode um pentecostal esquecer da importância do batismo?respondo é o comodismo do lideres pentecostais;a mornidão chegou em muitos lugares;mas na realidade os mornos e acomodados não reconhecem isso por perderam a visão de aguia do real avivamento pentecostal.Prossegue o pastor Thomas trask dizendo""quando há reavivamento ;há evidencia de santidade;torna sensível a voz do Espirito Santo;que nos faz saber aquilo que não agrada a Deus;depois vem desejo de estudar a Palavra ;orar e ter uma vida consagrada ao Senhor ; ciente da responsabilidade da evangelização"".Deus tem mostrado  aos seus servos que esta levantando "uma nova geração "o reavivamento em nosso brasil vai começar ou pode esta já iniciando com a nova geração .

Nós somos está nova geração ;pois estamos cansados de ver tanta frieza e mornidão em nosso tempo e seculo.Os acomodados são tantos que é possível ve-los visivelmente seu comodismo pelo tipo de vida anêmica espiritual e raquítica.Que nos que estamos vendo tanta frieza possamos continuar perseverando na oração;consagração;não seguindo o exemplo dos mornos ;indiferentes ao avivamento;mas Deus não vai permitir que esta situação continue por muito tempo.

 Os que Deus esta levantando estão passando por muitas lutas que nunca esperavam que iriam acontecer;mas se tu és um escolhido;tenha certeza que Deus levantará ai na sua cidade para uma obra extraordinaria;não desanime diante de coisas que as pessoas falam de você.Se és perseguido não desanime;eu já passei por muitas lutas de invejas por continuar vivendo no avivamento desde quando fui batizado;sirva Deus você ;não olha para os indiferentes que não se preocupam em buscar ao Senhor ;em viver um avivamento;sim tu deves conservar o teu avivamento;em buscar o revestimento;permanecer com a chama do batismo e não se apagar;se outros se esfriaram ;se acomodaram;se os sacerdotes perderam a visão da obra de acordo com as escrituras ;não se preocupe;Deus te escolheu e um dia você poderá estar no altar sendo abençoado ou abençoada com um ministério e com avivamento real e outras pessoas serão alcançadas com fogo do avivamento.AS vezes parece demorar que o Senhor vai te levantar ;mas ele não esqueceu do teu ministério.Mas quando o Senhor te levantar nessa nova geração com avivamento ;boce muito o glorificará e ele te exaltará.

  

O BATISMO COM O ESPIRITO SANTO É PARA TODOS TAMBÉM NOS DIAS    DE HOJE!   ATOS 2.37-39 

EVIDENTEMENTE SIM. PARA CADA NEGATIVA QUE OS ANTIPENTECOSTAIS VENHAM A APRESENTAR QUANTO A IS­SO, A BÍBLIA TEM GRANDE NÚMERO DE PASSAGENS QUE RATIFICAM O ENSINO DE QUE O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO É PARA OS CRENTES DOS NOSSOS DIAS.COMO É POSSÍVEL AFIRMAR-SE PELA BÍBLIA QUE A EX­PERIÊNCIA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO ERA RES­TRITA À IGREJA PRIMITIVA, E AO MESMO TEMPO ASSEVE­RAR QUE A REGENERAÇÃO E O BATISMO EM ÁGUAS SÃO PARA OS HOMENS DO NOSSO TEMPO?

QUANTO À DIMENSÃO DA PROMESSA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO, DISSE O APÓSTOLO PEDRO:"... PORQUE A PROMESSA VOS DIZ RESPEITO A VÓS, A VOSSOS FILHOS, E A TODOS OS QUE ESTÃO LONGE; A TANTOS QUANTOS DEUS NOSSO SENHOR CHAMAR", AT 2.37-39.AINDA QUE O SOL BRILHE SETE VEZES MAIS QUE O NOR­MAL, NÃO DARÁ MAIS LUZ DO QUE ESTE TEXTO LANÇA SO­BRE O ASSUNTO. PEDRO NÃO DISSE NADA MAIS SENÃO QUE A EXPERIÊNCIA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO, TAL COMO FOI MANIFESTO NO DIA DE PENTECOSTE, ERA UMA REALIDADE QUE CONTINUA A SE REPETIR NA VIDA DA JA ATÉ O ARREBATAMENTO. POR QUAL RAZÃO OS APÓSTOLOS TERIAM DE SER BATIZA­DOS COM O ESPÍRITO SANTO E NÓS NÃO? "É QUE ELES SE­RIAM OS CONTINUADORES DA OBRA DE CRISTO", RESPON­DEM OS ANTIPENTECOSTAIS. E O QUE SOMOS NÓS HOJE? PERGUNTARIA MAIS: DOS APÓSTOLOS FOI EXIGIDA MAIOR RESPONSABILIDADE NO LANÇAMENTO DO FUNDAMENTO DOUTRINÁRIO DA IGREJA DO QUE É EXIGIDA DE NÓS HOJE QUANTO À EXPANSÃO E CONSERVAÇÃO DESSE FUNDAMEN­TO? EVIDENTEMENTE NÃO! NÃO FOI ESTE O PECADO DOS CRENTES DA GALÁCIA, QUE TENDO COMEÇADO A OBRA DE DEUS NO ESPÍRITO, NO FINAL ESTAVAM TENTANDO APER­FEIÇOÁ-LA NA CARNE? GL 3.3. SE NOS DIAS APOSTÓLICOS, O DIABO JÁ ERA O LEÃO QUE RUGE "PROCURANDO ALGUÉM A QUEM POSSA TRAGAR", HOJE MUITO MAIS. SE O MUNDO NAQUELES DIAS JÁ ERA MAU E OS HOMENS OBSTINADOS NO PECADO, HOJE TAMBÉM É ASSIM. ENTÃO, SE A NOSSA MISSÃO HOJE É TÃO IMPORTANTE QUANTO À DOS PRIMEI­ROS DISCÍPULOS E APÓSTOLOS DO SENHOR, NÃO NOS DEVE­MOS CONFORMAR EM DESEMPENHÁ-LA COM MENOR POR­ÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DO QUE A QUE ELES POSSUÍAM. 

Em Atos 15.8,9, sobre o propósito do batismo com o Espírito Santo relacionado àqueles que não eram apóstolos, disse o apóstolo Pedro no Concilio de Jerusalém:"E Deus, que conhece os corações, lhes deu tes­temunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; e não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé". (Compare essa passagem com o versículo 44 do capítulo 10 do mesmo livro de Atos.)

Ora, se Deus não fez nenhuma diferença entre os apóstolos e os gentios daquele tempo quanto à experiência do enchimento do Espírito Santo, como temos de hoje dar ouvidos á voz desafinada desses teólogos antipentecostais que nos tentam conven­cer de que a experiência do batismo com o Espírito Santo não é para os nossos dias?

 O Dr. A.B. Simpson, fundador da Aliança Cris­tã Missionária, escreveu o seguinte:"Primeiro, o Senhor nasceu pelo Espírito, logo foi batizado com o Espírito, e posteriormente ini­ciou seu ministério no poder do Espírito Santo. Es­pero que assim como 'o que santifica, como os que são santificados, são todos um', de igual maneira nós devemos seguir seus passos e imitar sua vida. Nascidos do Espírito nós também devemos ser ba­tizados com o Espírito Santo, e logo viver a vida de Cristo e repetir sua obra".

 Disse o falecido missionário Jonathan Gofort:"As Sagradas Escrituras me dizem que o Se­nhor Jesus se propôs que o Espírito Santo devia continuar entre nós, manifestando-se em forma po­derosa, como no Pentecoste. A eficácia do batismo com o Espírito Santo e o fogo diminuem gradual­mente da alma do homem só quando ela se extin­gue voluntariamente".

A.J. Gondon chama a nossa atenção para o se­guinte:"Observamos que Cristo, nosso exemplo nisto como nas demais coisas, não iniciou seu ministério enquanto não recebeu o Espírito Santo..."De uma biografia de Charles G. Finney, escrita pelo Dr. Raymond Edman, destacam-se os dois pa­rágrafos seguintes, nos quais o biografado mostra o que foi a experiência do batismo com o Espírito Santo em sua vida. Diz Finney:

"Não há palavras que exprimam o maravilhoso amor que foi derramado em meu coração. Chorei alto, de alegria e de amor; e não sei se devo dizer que literalmente gritei pela alegria inexprimível do meu coração. Ondas de alegria vieram sobre mim, e vie­ram, e vieram, uma após outra, até que me lembro que bradei: 'Morrerei se estas ondas continuarem a vir sobre mim'. Então eu disse: 'Senhor, não supor­to mais! ', contudo não tinha medo da morte.

"Não sei quanto tempo continuei nesse estado, com a força desse batismo a envolver-me, a perpas­sar-me. Sei que já era tarde quando veio falar comi­go um dos componentes do meu conjunto. (Eu era dirigente do coro.) Ele era membro da igreja. En­controu-me nesse estado de pranto e perguntou: 'Sr. Finney, que há com o senhor? ' Durante algum tempo não pude responder. Ele então insistiu: 'O senhor está sentindo alguma dor? ' Dominando-me da melhor forma que pude, respondi: 'Não, porém estou tão feliz que nem posso viver!..."

O evangelista americano, batista, Billy Graham, disse certa vez: 

"Nas principais denominações temos olhado com bastante suspeita para nossos irmãos das igre­jas pentecostais, por causa da ênfase que dão à dou­trina do Espírito Santo. Mas acredito que é chega­da a hora de concedermos ao Espírito Santo o lugarque lhe pertence, por direito, nas nossas igrejas. Precisamos aprender uma vez mais o que significa ser batizado com o Espírito Santo".

A experiência do batismo com o Espírito é tão real, prática e experimental para o crente de hoje, quanto o novo nascimento o é para aquele que confessa a Jesus Cristo como Salvador e Senhor da sua,vida.(notas,Raimundo,de,Oliveira,Doutrinas hoje,pp.18-25.cpad,1980).

 VERSO 13Todo o ser ficou ocupado da da gloria de Deus ,e aquilo que acompanha "...cheios de alegria ..."(AT13.52),cheios de amor (RM5.5).E estando cheios de coisas boas ,outras coisas malignas não tem mais envolvimento espiritualmente,graças a Deus.Os discipulos antes do batismo ,eram timidos e medrosos ,inclusive ,no dia da prisão de Jesus ,todos fugiram ,com excessão de Pedro ,que acompanhava até o local onde o filho de Deus foi crucificado julgado.Na casa do sumo sacerdote Caifas ,o amigo de Cristo ,que prometeu segui-lo até a morte ,com medo de morrer ,negou ters vezes Pedro a Jesus.

 No dia,de Pentecostes ,revestido do poder de Deus ,quando os Judeus ,atraídos pelo barulho das linguas que os discipulos falavam.Nos dias atuais ,viver cheio da graça de Deus é mais do uma necessidade .E a promessa do revestimento de poder está a disposição de todos os que crêem.Se voce ainda não é batizado com Espirito Santo ,não se preocupe ,pois Jesus está desejoso de atender a todos os que Nele esperam. 

 Frequente as reuniões de oração ,vigilias,jejuns ,e quando voce menos espera ,falará novas linguas como evidencia do batismo no Espirito Santo .Após receber esta benção ou promessa de Deus é para todos os que se converteram a Jesus como salvador,voce deve buscar diligentemente com zelo e perseverança ,os dons espirituais ,a fim de que seja um instrumento nas mãos de Deus para a edificação da igreja.Cultive tambem o fruto do Espirito Santo,para que seus atos provem a todos que voce é uma nova criatura.

 O batismo no Espirito Santo não pe a conversão ,porque para receber-lo é preciso antes se arrepender-se e crer ;não é justificação ou a santificação ,pois já há pessoas que antes de receber já possuem essas qualidades ,embora manifesta em grau bem fraco.(notas Emilio conde,pentecostes para todos cpcad 1985).

 

É de  mais familiar a muitos estudantes da biblia que a palavra grega usada por joão"baptizein",que significa que cada os crentes foram envolvidos ,no Espirito Santo(ibid cpad).Aqui em atos dos apóstolos temos um brilhantes exemplo de como os crentes se mantiveram cheios do do Espirito Santo.Foi por meio de renovação .Em atos 2.4"todos foram cheios..."e em atos 4.31 lemos de novo"...todos foram cheios do Espirito Santo...",a biblia diz que é possivel ser renovado"de dia em dia"(2°Cor 4.16). 

 O apostolo Paulo o tinha está necessidade bem viva no seu  ministério .Quando o jovem timótio começou a acompanhar lo nas suas viagens ainda jovem ,mais tarde ,já madurecido na idade,foi separado para o ministério .Quando timótio já estava mias de idade adulta mais  30 por exemplo ,Paulo escreveu em (1;tm 4.14 veja e 2°tm 1.6.Paulo queria que a segunda geração se mantivesse tambem cheios do Espirito Santo ,eisto só possivel somente atravez da renovação.

 

PARTE FINALQUAL É O BIBLIA DA PLENITUDE DO ESPIRITO SANTO RECEBIDA NO DIA DE PENTECOSTAL? 

       1°.O inicio        

       siginificou o inicio do cumprimento da promessa de Deus em (jl 2.28-29) de derramar seu Espirito Santo sobre todos o seu povo nos tempos do fim (at 1.4-5 ,mt 3.11 lc 24.49 ,jo 1.33).

      2°.ultimos dias      

     Posto que os ultimos dias desta era já começaram (v.17 ,hb 1.2 1/pd 1.20),todos agora se veem ante a decisão de se arrependerem e de creem em Cristo 9at 3.19 ,mt 3.2 lc 13.3 ,2.17).

     3°.testemunhar

     Os disciplulos foram "...do alto ...revestidos de poder (lc 24.49 at 1.8),que os capacitou a testemunhar de Cristo ,a produzir nos perdidos grande convicção no tocante ao pecado ,á justiça e ao julgamento divino ,e a desvia-lo do pecado para a salvação em Cristo ( at 1.8 ,4.13,33 ,6.8 rm 15.19 jo 16.8).

     4°.ministros pregadores

  Os discipulos se tornaram ministros de Espirito Santo.Não somente pregavam Jesus crucificado e ressucitou ,levando outras pessoas ao arrependimento e a fé em Cristo ,como tambem influenciavam essas pessoas a receber "o dom do Espirito Santo"(v.38-39),que eles mesmos tinham recebido no pentecostes v.4 .Levar outras ao batismo no Espirito Santo é a chave da Obra dos apostolos no (NT).(at 8.17 9.17 1.8 10.44-46 19.6).

    5°.salvação

  O Espirito Santo já revelou sua natureza,e aquele que receberam o batismo ficaram cheios do mesmo anseio pela salvação das pessoas (v.38-40 at 4.12 12.33 rm 9.1-3 10.1).O pentecostes é inicio das missões mundiais (at 1.8 2.6-11,39).

    6°.continuação

 Mediante este batismo no Espirito Santo ,os seguidores de Cristo tornaram-se continuadores do seu ministério terreno .Continuaram a fazer e ensinar no poder do Espirito Santo ,as mesmas coisas que Jessus "começou não só a fazer ,mas a ensinar"(at 1.1 jo 1.2).

 V.4"...e começaram a falar em outras linguas ...""glossalalia"do grego "glosso",lingua +lalia ,falar em linguas"dom sobranatural concedido pelo Espirito Santo ,que capacita o crente a fazer enunciados proféticos em linguas que lhe são desconhecidas.Objetivo da glossalalia é enunciar sobrenatural e extraordinariamente o evangelho de Cristo ,como acomteceu no dia de Pentecostes (at 2),levar o crente a consolar-se no Espirito Santo ,e a proclamar ,com o conhecimento e a vontade de Deus á igreja91°cor 14).notas andrade c.c. dic teológico cpad 1998).

 A glossalaria ,conhecida tambem como dom de linguas "desconecidas" é como dom e espiritual que ,á semelhança dos demais ,não ficou circunstrito aos dias dos apostolos :continua atualmente e atuante na vida da igreja.As linguas manifestação sobrenatural do Espirito Santo  uma  expressão vocal inspirada pelo Espirito Santo ,mediante a qual o crente fala numa lingua (grego glossa) que nun aprendeu 91/cor 14.14-15)(notas biblia .est.pent.).

   A evidencia de que os discipulos haviam recebido o Batismo ,foi o falar em linguas.Este é a evidencia indubitavel e clara do batismo no Espirito Santo.Cada um dos que se encontravam no cenaculo teve a sua própia experiencia ,todos falaram linguas que jamais tinham falado em tais linguas .Trata-se de um verdeiro milagre ,O profeta Isaias já havia profetizado que tal coisa aconteceria (is 28.11).Quando assim falaram em outras linguas ,não foi resultado de um esforço dos apostolos para estudar e aprender uma nova lingua mas algo que o Espirito Santo lhes concedia que falassem.

  

                                          A EVIDENCIA COMO PADRÃO

 

  Aqui trata de um milagre ,que lhes serviu do sinal do recebimento da promessa .Como j´dissemos no tópico anterios ,a evidencia inicial e fisica do batismo no dia de pentecostes ,foi o falar em linguas.Esta evidencia deixou bem claro que os discipulos haviam recebido a promessas do PAI(at 2.17,18,38,39).

 O falar em linguas ,pois ,serve como padrão para se aferir se alguem foi ou não batizado com Espirito Santo(at 11.15-17))O que se sucedeu no dia de pentecostes,repetiu-se na casa de cornélio(at 10.46),em ÉFESO(at 19.6),na vida de Paulo(at 9.17,18 1/cor 14.18),em Samaria (at 8.20-21),embora a biblia não o declare ,tambem deve havido linguas por ocasião do avivamento que la houve nos dias dos apostolos.  

 O interessante generalizado pelo batismo e dons do Espirito Santo convenceu alguns.Os evangelicos do seculo 19,que que Deus concederia o dom de linguas a fim que pudessem anunciar  o evangelho noutras paises ,agilizando a obra missionaria.Entre os que esperavam o recebimento do poder para evangelizae o mundo ,achava-se o pregador da santidade ,em Kansas Chales Fox Parham e seus própios estudos de atos dos apostolos ,e influenciado por Irwin e Sand Ford ,testemunnhou Parham um reavivamento notavel na escola biblica Betel ,em Toketa ,Kansas em janeiro de 1901 .A maioria dos alunos ,bem como o própio Parham regozijaram-se por terem sido batizados no Espirito Santo e de haverem falada noutras linguas.Assim como Deus concedia a plenitude do Espirito Santo aos 12o no dia de pentecostes ,eles tambem haviam recebido a promessa (at 2.39).(notas Stanley.M.H .sist.p.19 cpad 2006).   

 Depois de 1906 ,os pentecostais passaram a reconhecer ,cada vez mais ,que na maioria das vezes ocorrencia do falar em linguas ,os cristãos realmente estavam orando em linguas não identificaveis e não idiomas compreenciveis .(glosslalia ao invez de xenolalia)(ibid p.20).                                         

  Os historiadores   que se ocupam do "avivamento pentecostal no seculo20 são unanimes em mencionar a rua Azuza em los Angeles ,California ,em 1906 ,como sede irradiador de onde o avivamento se espalhou para outras cidades e nações .A rua Azuza transformou em poderosa fogueira divina ,onde centenas e milhares de´pessoas de todos os pontos da américa ,ao chegaram atraídos pelos acontecimentos e para ver o que estava acontecendo ali,eram batizados com Espirito Santo ,e ao retornarem para suas cidades ,levavam essa chama viva que alcançavam tambem outras pessoas .(nota Emillio Conde hist.da ad no brasil p.23.) 

 

 Porem quem havia trazido a menssagem pentecostal a Los Angeles fora uma senhora metodista que por sua vez ,a recebera na cidade de Houstom ,quando tinha ido  visitar seus parentes .Antes dessa data 1906),podemos citar tambem os avivamentos ocorridos na Suécia em ,1906 ,e na Inglaterra em 1740.Na América do norte ,podem-se mencionar ,os avivamentos nos Estados Unidos de nova Inlgaterra em 1854 ,e na cidade de Moorehed ,em 1892,seguidos da Galena,Kansas ,em 1903 e Orchard e houstom ,em 1904 e 1905 ,respectivamente)(ibib p.23.)

  

                                               Poder Para Testemunhar 

Nos círculos pentecostais, nenhum aspecto dos propósitos do batismo no Espírito tem recebido mais atenção do que a sua utilização para a evangelização do mundo. Isso é firmemente baseado em Atos 1.8: ‘Recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra’. O livro de Atos é um comentário desses dois temas relacionados, que os discípulos receberiam poder quando o Espírito viesse sobre eles e de que eles seriam testemunhas de Jesus por todo o mundo.

Quando Jesus disse aos seus discípulos que eles seriam suas ‘testemunhas’, o pensamento não é tanto que seriam seus representantes, embora isso seja verdade, mas sim que iriam atestar a sua ressurreição. A ideia do testemunho ocorre ao longo do livro de Atos; ela é aplicada geralmente aos discípulos (1.8,22; 2.32; 3.15; 5.32; 10.39,41; 13.31) e especificamente a Estêvão (22.20) e a Paulo (22.15; 26.16).A evangelização mundial pelos pentecostais, que aconteceu no século XX, é um testemunho da realidade da experiência pentecostal. Infelizmente, alguns historiadores e missiologistas da igreja moderna foram lentos ao reconhecer a tremenda contribuição do movimento pentecostal com relação à propagação do evangelho por todo o mundo. 

Os pentecostais não podem e não se atrevem a negar a obra maravilhosa e frequentemente sacrificial dos missionários ao longo da história da Igreja, que não experimentaram o batismo no Espírito como compreendido pelos pentecostais. Nós agradecemos a Deus por todos os corpos eclesiásticos e todas as agências missionárias que contribuíram para a empreitada missionária mundial.

 E como outros assuntos previamente discutidos, a diferença entre esses missionários e os pentecostais está no nível da gradação. Seria irresponsável os pentecostais dizerem que os outros não sabem nada sobre o poder do Espírito. 

A associação entre o poder (do grego dunamis) e o Espírito Santo é frequentemente feita no Novo Testamento, onde os dois termos são intercambiáveis (por exemplo, Lc 1.35; 4.14; At 10.38; Rm 15.19; 1 Co 2.4; 1 Ts 1.15). O poder do Espírito Santo concedido aos primeiros discípulos, no entanto, não pode se restrito ao poder para evangelizar” .(notas PALMA, A. D. O Batismo no Espírito Santo e Com Fogo: Os Fundamentos e a Atualidade da Doutrina Pentecostal. 1.ed., RJ: CPAD, 2002, pp.86,87).


fonte www.maurcioberwaldoficial.blogspot.com 

Postado por mauricio berwald