Translate this Page

Rating: 2.7/5 (652 votos)




ONLINE
7




Partilhe esta Página



 

 

 

  contadores de visitas 

 

Flag Counter

site

O CHAMADO DE UM LIDER JOSUÉ (2)
O CHAMADO DE UM LIDER JOSUÉ (2)

 

 

A CHAMADA DE JOSUÉ SUBSIDIO N.2

INTRODUÇÃO CAPITULO N.1

SUBSIDIO LIÇÕES JOVENS CPAD 

MAURICIO BERWALD ESCRITOR PROFESSOR

 

Moisés morto, o Senhor instrui e encoraja Josué a assumir o comando dos filhos de Israel, e passar o Jordão com eles, tomar posse da terra de Canaã e dividi-la com eles; dando-lhe promessas graciosas e fortes garantias de sua presença, e alguns bons conselhos com relação à sua conduta, Josué 1: 1 ; em que Josué ordena que o povo esteja pronto em três dias para acompanhá-lo, Josué 1:10 ; e dirige-se particularmente aos rubenitas e gaditas, e meia tribo de Manassés, e os lembra do que Moisés havia ordenado, e eles prometeram, ir junto com seus irmãos e ajudá-los a conquistar a terra, Josué 1:12 ; o que eles prontamente concordaram em fazer, e prometeram obediência a ele em todas as coisas,Josué 1:16 .

 

Verso 1

Agora, após a morte de Moisés , .... Ou "e depois"F8; o livro começa como se algo tivesse acontecido antes, com o qual está conectado; e, de fato, parece ser o último capítulo do livro de Deuteronômio, que trata da morte de Moisés; e Josué sendo o penman de Deuteronômio 34: 5 , como dizem os TalmudistasF9, e deste livro, como foi visto, depois de escrevê-los, ele continua com a história de seus próprios assuntos, em estrita conexão com esse relato, começando onde terminou; ou seja, na morte de Moisés, cujo caráter aqui dado é

 

o servo do Senhor ; e fiel, ele era em todas as coisas que lhe pertenciam e em tudo o que lhe fora ordenado pelo Senhor, ver Deuteronômio 34: 5 ,

 

e aconteceu que o Senhor falou a Josué, filho de Num ,

 

Ministro de Moisés ; seja em um sonho, ou visão, ou por uma voz articulada vinda do santuário: da descendência e relação de Josué, veja Êxodo 33:11 ; e de seu cargo sob Moisés, não como servo servil, mas como ministro de Estado, veja Êxodo 24:13 ,

 

dizendo ; do seguinte modo.

 

Verso 2

Moisés, meu servo, está morto . ... O que foi dito não para informação de Josué, mas para levar adiante, e mostrar a causa e a razão do que ele estava prestes a lhe dizer:

 

agora, pois, levanta-te, passa por este Jordão ; perto de onde estava todo o corpo do povo de Israel, e muito provavelmente o viam:

 

tu e todo este povo : que eram muito numerosos, seiscentos mil homens ou mais, além de um grande número de mulheres e crianças, e nenhum barco para transportá-los ou pontões para atravessar o rio.

 

à terra que lhes dou, até aos filhos de Israel; e, portanto, não poderia haver nenhum caso de consciência com Josué, retirá-lo das mãos dos atuais habitantes, já que o Senhor, que tinha o direito de dispor dele, o entregou a eles. Como esta terra era um tipo de céu, e a vida eterna, que é o dom gratuito de Deus por meio de Cristo, passar o rio Jordão até ela pode ser um emblema da passagem pela morte ao estado celestial; tanto da morte de Cristo, o Josué antitípico, que passou por ela, como garantia para satisfação do pecado, e como precursor para dar o exemplo, santificar a morte, abrir caminho para o mais santo dos santos e preparar um lugar para o seu povo; e da morte dos santos, necessária para o desfrute de perfeito descanso e felicidade.

 

Verso 3

Todo lugar em que pisar a planta dos vossos pés , .... Isto é, na terra de Canaã:

 

que vos dei, como disse a Moisés : Veja Gill em Deuteronômio 11:24 ; embora os judeus estendam isso a todos sem a terra dominada por eles, e até a todos os países em que pisam, e são exilados; mas os limites do que o Senhor lhes deu estão fixados em Josué 1: 4 .

 

Verso 4

Do deserto , .... O deserto de Cades e Sin, na fronteira de Edom; no canto sudeste, como diz Jarchi, veja Números 34: 3 ,

 

e este Líbano ; que embora do outro lado o Jordão, e a uma distância considerável, sendo a fronteira norte da terra em direção à Síria, possa ser visto de longe; ou é expresso, porque era um lugar bem conhecido, como Kimchi observa:

 

até o grande rio, o rio Eufrates ; qual era a fronteira oriental da terra e à qual alcançou nos tempos de Salomão, cujo domínio se estendia até lá, 1 Reis 4:21 ; segundo Jarchi, essa era a sua amplitude de sul a norte:

 

toda a terra dos hititas , que, embora apenas uma das sete nações de Canaã, sejam designadas para o resto, e as mais mencionadas, porque, como o próprio nome indica, eram muito formidáveis ​​e terríveis; entre eles habitavam os anaquins, e eles próprios eram muito guerreiros e populosos; ou são notados particularmente aqui, porque residiam na parte ocidental da terra descrita por eles, assim Kimchi pensa; de acordo com Jarchi, este era seu comprimento de leste a oeste:

 

e até o grande mar : o mar Mediterrâneo, que era a fronteira ocidental da terra de Canaã, era grande em comparação com o mar de Tiberíades e o mar salgado que nele estava.

 

em direção ao pôr do sol, será a sua costa ; a costa oeste; veja Gill em Deuteronômio 11:24 ; isso será mais plenamente verificado em Cristo, quando o seu reino for de mar a mar, Salmo 72: 8 .

 

Verso 5

Ninguém poderá permanecer diante de ti todos os dias da tua vida . ... O que é prometido ao povo em comum, Deuteronômio 11:25 ; é aqui particularmente prometido a Josué, seu general; e que foi cumprido nele, e ainda mais em Cristo, seu antítipo, que acabou com o pecado, destruiu o diabo, estragou principados e poderes, aboliu a morte e venceu o mundo:

 

como eu estava com Moisés, assim serei contigo ; aconselhar e aconselhar, orientar e dirigir, proteger e defender, prosperar e ter sucesso; o Targum de Jônatas é, como minha Palavra "foi para a ajuda de Moisés, assim serei contigo:"

 

Não te deixarei, nem te desampararei ; mas conceda-lhe sua presença, comunique-lhe forças, cumpra suas promessas e não o deixe até que ele tenha feito uma conquista inteira da terra de Canaã, e até o fim de seus dias; e foi verdadeiro em relação a Cristo em seu estado de humilhação, em seus sofrimentos e morte, e até mesmo no túmulo, onde ele não ficou tão tempo quanto à corrupção; como isso é aplicado a determinados crentes; veja Gill em Hebreus 13: 5 .

 

Verso 6

Seja forte e tenha boa coragem ... A mesma exortação que Moisés deu a ele, Deuteronômio 31: 7 ; e depois é repetido neste capítulo, como sendo de grande momento e importância, pois é geralmente um exército mostrar grandeza e força de espírito, coragem e coragem, e não ficar consternado com o número e a força do inimigo. Como o trabalho de Josué na luta com os cananeus e na conquista de sua terra, o trabalho de Cristo na redenção de seu povo e na subjugação de seus inimigos exigiu força e coragem, e ambos eram muito eminentes nele:

 

porque a este povo dividirás por herança a terra que eu jurava a seus pais para lhes dar ; e, essa promessa incluiu e garantiu a conquista e a colocação do povo em sua posse; pois, se ele deveria dividi-lo para eles, ele primeiro deveria tirá-lo das mãos dos atuais habitantes e entregá-lo nas mãos dos filhos de Israel, a ser possuído por eles, dividindo cada tribo e família de sua parte. e porção.

 

Versículo 7

Sê forte, e muito corajoso , .... Porque, embora Josué fosse um homem de bravura e coragem, como aparece em sua guerra com Amaleque, ainda assim havia necessidade dessa exortação e de repeti-la, pois ele deveria se engajar. com um povo mais e mais poderoso do que os que estavam com ele, e que habitavam em lugares fortes e fortificados, e estavam se preparando há algum tempo, tendo notado e estavam esperando a tentativa dos israelitas contra eles:

 

para que observes fazer de acordo com toda a lei que Moisés, meu servo, te ordenou ; não apenas como um homem privado obrigado a observar toda a lei e a agir de acordo com ela em todas as coisas; embora nenhum mero homem seja capaz disso, apenas o antítipo de Josué, que é o fim dela para a justiça de todos os que crêem, tendo cumprido em todos os aspectos; mas como o supremo magistrado sob Deus, que deveria ver que a lei era obedecida pelo povo em todas as coisas, e particularmente como o general do exército, que deveria observar para fazer o que havia sido ordenado, com relação aos cananeus, veja Deuteronômio 7: 1 ,

 

não vire dele para a mão direita ou para a esquerda : da lei, acrescentando ou tirando dela; assim Ben Gersom explica: "virar para a mão direita é, quando alguém acrescenta suas palavras; e virar para a mão esquerda, quando ele diminui delas; 'ou" dele "F11isto é, de Moisés; do seu jeito, como Kimchi; embora ele acrescente, ou então do livro da lei; pois, embora ele não mencione o livro, ele faz a lei; então Ben Melech:

 

para que prosperes aonde quer que vás ; ter sucesso em todas as batalhas em que se envolveu; seria bom que generais de exércitos observassem isso; o caminho para obter a vitória sobre os inimigos é observar as leis de Deus e cuidar para que sejam observados pelos soldados sob seu comando: ou "para que você possa agir com sabedoria"F12; a palavra de Deus fornecendo instruções aos homens em todas as condições da vida, veja Lucas 3:10 .

 

Verso 8

Este livro da lei não deve sair da tua boca ... (...) Ele costumava lê-lo, repeti-lo com frequência e falar dele, para refrescar sua própria memória com ele e a memória daqueles a seu redor. Jarchi o restringe ao livro de Deuteronômio agora diante dele:

 

mas meditarás nela dia e noite ; sempre que tiver algum lazer com os negócios importantes de seu escritório, seja de dia ou de noite, veja Salmo 1: 2 ,

 

para que observes o que faz de acordo com tudo o que está escrito nele ; qual fala freqüente e meditação constante sobre ele levaria a:

 

pois então tornarás o teu caminho próspero, e então terás um bom sucesso ; em suas guerras com os cananeus.

 

Verso 9

Não te ordenei ? .... As coisas acima: atravessar o Jordão com o povo na terra de Canaã, e observar a lei de Moisés em todas as coisas, e ter boa coragem, que é novamente repetida; considere quem é que deu essas ordens e instruções, o grande Jeová, o eterno EU SOU, fiel às suas promessas e capaz de cumprir. A consideração de que serviria para animá-lo à obra a que foi chamado, para incentivar sua fé em Deus, para se envolver em seu serviço com alegria e prontidão:

 

seja forte e tenha uma boa coragem ; Veja Gill em Josué 1: 6 ; Veja Gill em Josué 1: 7 .

 

não tenha medo, nem se assuste ; contra seus inimigos, numerosos e poderosos, nem desencorajados por nada em si, por qualquer desaprovação por tal serviço, como ele poderia pensar, ou por qualquer dificuldade que ele possa temer do povo de quem ele tinha o governo e deveria liderar; bastava que a Presença divina lhe fosse prometida e que se repete:

 

pois o Senhor teu Deus está contigo para onde quer que fores ; ou, como o Targum de Jônatas, "porque a tua ajuda é a Palavra do Senhor teu Deus; 'Ver Guelã em Josué 1: 5 .

 

Verso 10

Então Josué ordenou aos oficiais do povo : .... A mesma palavra é usada em Deuteronômio 16:18 ; onde parece projetar os oficiais que compareceram aos juízes e executaram suas ordens; mas alguém poderia pensar que aqui deveria significar oficiais do exército, como capitães e coisas do gênero; a menos que planejasse um tipo de arautos, que deveriam proclamar por todo o acampamento, cada uma das ordens emitidas por Josué, imediatamente após receber as instruções e instruções acima do Senhor:

 

dizendo ; do seguinte modo.

 

Verso 11

Passa pelo exército , .... Todo o acampamento de Israel, composto por seiscentos mil combatentes:

 

e comandar o povo ; todo o povo de Israel; isso inclui mulheres e homens, pois um, assim como o outro, deveria fazer o que se segue e, especialmente, pode parecer o negócio do primeiro:

 

dizendo: preparai-vos alimentos ; isso deve ser entendido; como Kimchi observa, de outros tipos de comida além do pão; pois eles tinham maná, o pão do céu, que caía sobre suas tendas todas as manhãs, de modo que eram sempre providos disso sempre, e que não cessavam até que entrassem na terra, até o décimo sexto dia de Nisã, Josué 5: 12 ; embora, de fato, como Abendana observa, se possa dizer que está preparado, moído em moinhos, espancado em morteiros e feito bolos, Números 11: 8; mas, ao contrário, isso projeta carne e outras provisões, que estavam nas fronteiras de Moabe e Midiã, com as quais eles poderiam se abastecer; e, além disso, estavam na posse de uma bela região, de Basã e Gileade, que haviam tomado de Siom e Ogue. Jarchi interpreta tudo o que é adequado para viajar e armas para a guerra, com as quais foram supridos dos despojos de seus inimigos, os egípcios no mar Vermelho, Amaleque em Refidim, e os amorreus e midianitas que recentemente foram feridos por eles; e, nesse sentido, JosefoF13 parece concordar:

 

pois dentro de três dias passareis sobre este Jordão ; ou ao fim de três dias, como Targum de Jônatas; e assim Jarchi, enquanto ainda houver três dias, depois que passareis; mas aqui surge uma dificuldade de reconciliação, como isso poderia ser feito três dias depois, quando os espiões, que depois Josué disse que mandariam para a terra , ficaram três dias nas montanhas, além do tempo de ir e voltar, e ficar na casa de Raabe; e foi somente após o retorno deles que o acampamento começou a se mover; ao qual se pode observar que, embora o caso dos espiões seja posteriormente relatado, eles podem ter sido enviados por Josué antes que essa ordem fosse dada para se preparar para a jornada, e dessa opinião vários dos escritores judeusF14: sendo assim, eles podem retornar antes do término desses três dias, ao final dos quais Josué, com todo o anfitrião, se mudou, de acordo com as seguintes ordens:

 

entrar para possuir a terra que o Senhor teu Deus te dá para possuí-la ; o que deve ser um grande incentivo e encorajamento para eles observarem suas instruções e seguirem com ele.

 

Verso 12

E aos rubenitas, e gaditas, e a meia tribo de Manassés , .... Que estavam assentados naquele lado do Jordão, onde Israel agora estava:

 

falou Josué, dizendo ; do seguinte modo.

 

Verso 13

Lembre-se da palavra que Moisés, servo do Senhor, lhe ordenou . ... Em Números 32:29 ; e com o qual eles concordaram solenemente; e, agora chegou a hora de executá-lo, Josué os lembra disso:

 

dizendo: O Senhor, teu Deus, te deu descanso : das viagens deles e de um assentamento em um país de acordo com o desejo deles;

 

e te deu esta terra ; onde eles estavam agora e que haviam tomado de Siom e Og, reis dos amorreus, e se juntaram a Moabe, cujas fronteiras acamparam Israel; e por isso parece que o assentamento dessas tribos, do outro lado do Jordão, estava de acordo com a vontade de Deus; ele deu a eles.

 

Verso 14

Vossas esposas, vossos pequeninos e vosso gado permanecerão na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão . ... Foi isto que eles mesmos propuseram, concordaram e confirmaram, Números 32:16 ,

 

mas vós passareis diante de vossos irmãos armados ; portando armas, para lutar por elas; pois ninguém, a não ser os que estavam aptos a portar armas, foi obrigado a ir; e estes deveriam ser "aproveitados"F15, como alguns traduzem a palavra, ou em uma ordem militar, em ordem de classificação, por cinco, cinco seguidas; não na frente do exército, pois o estandarte de Judá foi o primeiro, mas junto com eles; pois "diante deles" não significa outro senão na presença deles e em companhia deles:

 

todos os valentes, e ajude-os ; obter uma conquista sobre os cananeus; todos, de acordo com a ordem de Moisés, e por acordo deles, deveriam partir, todos os que pudessem portar armas; mas Josué não levou todos eles, apenas uma companhia seleta de fortes e valentes, de cento e trinta mil, mas quarenta mil foram com ele, Josué 4:13 .

 

Verso 15

Até que o Senhor tenha descansado a teus irmãos, como ele te deu , ... Descanse das viagens deles, como fizeram:

 

e eles também possuíam a terra que o Senhor vosso Deus lhes dá ; estão assentados na terra de Canaã, como estavam naquele lado do Jordão.

 

então retornareis à terra de vossa possessão, e a desfrutareis ; os países de Siom e Og, foram postos na posse de:

 

que o servo de Moisés, o Senhor, lhe deu deste lado do Jordão, em direção ao nascer do sol ; a terra que lhes foi dada repousava ao leste do Jordão.

 

Verso 16

E eles responderam a Josué : ... As duas tribos de Gade e Rúben, e a meia tribo de Manassés, seus chefes, como os que foram designados para esse fim, e foram suas bocas para ele;

 

dizendo: tudo o que tu mandares faremos ; com respeito a este assunto de passar o Jordão com seus irmãos, para ajudá-los na conquista da terra de Canaã:

 

e aonde quer que você nos enviar, iremos ; em que posição ele gostaria que eles estivessem no exército, e em qualquer parte do país ele deveria enviá-los para subjugar, e em qualquer cidade que ele ordenasse que sitiassem.

 

Verso 17

De acordo com o que ouvimos a Moisés em todas as coisas, assim o ouviremos ... Não certo ou errado, mas em todas as coisas que estavam de acordo com as leis e a vontade de Deus que lhes foram conhecidas; e, em particular, pode se referir ao caso acima, que foi estabelecido entre Moisés e eles, a quem eles então ouviram, e agora prometem confirmar o mesmo, e dar ouvidos a quaisquer ordens e instruções que Josué deveria lhes dar em relação a ele, de acordo com o plano acordado:

 

somente o Senhor teu Deus esteja contigo, como ele estava com Moisés ; que não é mencionado como uma condição da obediência deles a ele, mas sim como uma razão disso e como um motivo encorajador para ele; pois, de acordo com Kimchi, o verdadeiro sentido e significado é "porque o Senhor teu Deus estará contigo, como ele estava com Moisés; 'assim Noldius o faz", vendo o Senhor teu Deus está contigo ".

 

Verso 18

Todo aquele que se rebela contra o teu mandamento , .... Recusa-se a passar o Jordão com seus irmãos, os filhos de Israel, quando Josué ordenou que fizesse:

 

e não ouvirás as tuas palavras em tudo o que te ordenas ; ou, se ele repassar, ainda não obedecerá às ordens de assumir tal posto, ou ir contra uma cidade assim, ou marchar para uma parte do país:

 

ele será morto ; nesta parte da disciplina militar eles concordam e declaram toda a sua submissão a ele como seu general; alguns entendem isso como falado por todo o Israel, e de sua promessa de obediência a Josué, como seu governador, em todas as coisas:

 

somente seja forte e de boa coragem ; o que também não deve ser entendido como uma condição de submissão e obediência deles, mas como um desejo e uma oração calorosos por ele, para que ele tenha força e coragem necessárias para a grande obra em que estava se engajando, e o que ver não seria pequeno incentivo para segui-lo e obedecê-lo.

FONTE http://mauricioberwald.comunidades.net/