Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 2.7/5 (652 votos)




ONLINE
4




Partilhe esta Página



 

 

 

  contadores de visitas 

 

Flag Counter

site

Visão geral do livro - 1 Timóteo
Visão geral do livro - 1 Timóteo

 

Visão geral do livro - 1 Timóteo 

 Destinatários, Autor e Hora da Escrita 

Destinatários das Cartas 

artigo MAURICIO BERWALD

 

Timóteo (seu nome significa 'honrar a Deus') ainda era um jovem ( 1 Timóteo 4:12 1 Timóteo 4:12Atos 16: 1 2 Timóteo 1: 5 2 Timóteo 3:15 ), mas um dos mais fiéis cooperadores do apóstolo Paulo. Ele era filho de um pai grego, mas tinha uma mãe judia chamada Eunice. Sua mãe e sua avó Lois ensinaram a Timóteo as Sagradas Escrituras do Antigo Testamento de uma criança ( At 16: 1 ; 2 Timóteo 1: 5 ; 2 Timóteo 3:15 ).

 

Na segunda viagem missionária de Paulo na área de Derbe e Listra, esse jovem crente chamou a atenção do apóstolo (por volta de 51 a 54 AC). Este jovem foi bem relatado pelos irmãos em Listra e Icônio ( Atos 16: 2 Atos 16: 2Atos 14: 1 Atos 14: 8 Atos 14:21 ). Durante sua primeira viagem, Paulo já havia evangelizado essa área e visitado esses dois lugares duas vezes ( Atos 14: 1 ; Atos 14: 8 ; Atos 14:21 ). Provavelmente foi quando Timóteo ouviu o evangelho e acreditou.

 

Em ambas as epístolas, aprendemos que o Senhor Jesus havia separado esse jovem para um ministério especial. Houve profecias a respeito dele indicando seu dom especial ( 1 Timóteo 1:18 1 Timóteo 1:182 Timóteo 4: 5 2 Timóteo 1: 6 1 Timóteo 4:14 ). Este dom (o de um evangelista - veja 2 Timóteo 4: 5 ) foi selado pela imposição das mãos do apóstolo ( 2 Timóteo 1: 6 ). Esta é a única referência à imposição de mãos no NT. O dom de Timóteo também foi respeitado pelos anciãos com a imposição de mãos, mostrando assim que eles se identificavam com ele ( 1 Timóteo 4:14 ).

 

Timóteo, sendo filho de um pagão e judia, não havia sido circuncidado quando criança, segundo o costume judaico ( Gênesis 17:10 Gênesis 17:10 ; Levítico 12: 3 Levítico 12: 3 ). Paulo, portanto, circuncidou-o a fim de que sua descendência pagã não impedisse seu ministério no evangelho aos judeus ( Atos 16: 3 Atos 16: 3 ; compare com 1 Coríntios 9:201 Coríntios 9:20 ).

 

Paulo, Silas e Timóteo continuaram juntos através da Ásia Menor até a Macedônia, onde pregaram o evangelho primeiro em Filipos e Tessalônica. De Beréia, Paulo continuou por conta própria para Atenas. Mais tarde Silas e Timóteo seguiram ( Atos 17:14 Atos 17:14 ; 1 Tessalonicenses 3:12 1 Tessalonicenses 3:12 ). Paulo estava preocupado com o bem-estar espiritual dos jovens crentes em Tessalônica e enviou Timóteo de volta a eles ( 1 Tessalonicenses 3: 1-6 1 Tessalonicenses 3: 1-6 ). Paulo e Timóteo só se encontraram novamente em Corinto ( Atos 18: 5 Atos 18: 5 ; 1 Tessalonicenses 1: 11 Tessalonicenses 1: 1 ).

 

Timóteo foi novamente um dos companheiros de Paulo na terceira jornada missionária (cerca de 54 a 58 AC). Juntamente com Erasto, Timóteo foi enviado de Éfeso para a Macedônia e para Corinto. Esta visita é anunciada na Primeira Epístola aos Coríntios ( Atos 19:22 Atos 19:22 ; 1 Coríntios 4:17 1 Coríntios 4:17 ; 1 Coríntios 16:10 1 Coríntios 16:10 ). Quando Paulo escreveu a Segunda Epístola aos Coríntios, Timóteo estava novamente com ele. Paulo havia chegado à Macedônia ( 2 Coríntios 1: 1 2 Coríntios 1: 1 ; 2 Coríntios 9: 2-42 Coríntios 9: 2-4 ).

 

Paulo então retornou para a Ásia Menor pela Macedônia depois de uma estada de três meses na Grécia, enquanto Timóteo seguiu adiante com alguns outros irmãos e esperou por ele em Trôade ( Atos 20: 2-6Atos 20: 2-6 ). Timóteo provavelmente não continuou a Jerusalém, mas permaneceu em Éfeso. Esta é a cidade onde ele trabalhou em anos posteriores, seguindo o pedido do apóstolo.

 

Durante a prisão do apóstolo em Roma, Timóteo visitou Paulo na prisão e ele estava com ele quando escreveu as epístolas a Filêmon, aos colossenses e aos filipenses ( Filemom 1: 1 Filemom 1: 1 ; Colossenses 1: 1 Colossenses 1: 1 ; Filipenses 1: 1 Filipenses 1: 1 ). Como o próprio apóstolo não pôde visitar, ele escreveu sobre sua intenção de enviar Timóteo aos filipenses ( Filipenses 2:19Filipenses 2:19 ). Não sabemos se e quando esta visita aconteceu.

 

Hebreus 13:23Hebreus 13:23 nos fala do aprisionamento de Timóteo, mas também de sua libertação. Não conhecemos outros detalhes sobre isso. Além desta breve menção (em Hebreus 13), as duas epístolas a Timóteo são o último testemunho bíblico deste fiel servo de Cristo e cooperador do apóstolo Paulo.

 

Timóteo é o modelo (antítipo) de um servo dedicado e fiel do Senhor. Paulo estava cheio de elogios por esse companheiro e colega de trabalho. Em 1 Tessalonicenses 3: 2 1 Tessalonicenses 3: 21 Coríntios 4:17 1 Coríntios 16:10 Filipenses 2: 19-23 ele chama Timóteo "nosso irmão e ministro de Deus e nosso cooperador no evangelho de Cristo". Na Primeira Epístola aos Coríntios, Paulo o chama já seu amado filho e fiel no Senhor que, como ele mesmo, trabalhou na obra do Senhor ( 1 Coríntios 4:17 ; 1 Coríntios 16:10 ). Paulo e Timóteo trabalharam juntos por cerca de quinze anos. As palavras mais calorosas e queridas que Paulo encontra em Filipenses 2: 19-23: 'Mas eu confio no Senhor Jesus para enviar Timóteo em breve para você, para que eu também possa ser de bom conforto, quando eu conheço o seu estado. Pois não tenho homem de semelhança, que naturalmente se importará com o seu estado. Pois todos buscam os seus, não as coisas que são de Jesus Cristo. Mas vós sabeis a prova dele, que, como um filho com o pai, ele tem servido comigo no evangelho. Portanto, espero enviá-lo logo que eu ver como irá comigo.

 

Timóteo, esse irmão jovem e ligeiramente tímido, foi um dos poucos que permaneceu fiel ao apóstolo quando foi preso e quando muitos se afastaram dele. Quando Paulo, após sua libertação, visitou alguns dos lugares em que trabalhou, ele pôde deixar Timóteo com confiança em Éfeso ( 1 Timóteo 1: 3 1 Timóteo 1: 31 Timóteo 3:15 1 Timóteo 3:14 ). Ele transmitiu a ele em sua primeira epístola as instruções dadas por Deus sobre a casa de Deus, a igreja do Deus vivo ( 1 Timóteo 3:15 ). Embora ele esperasse ir a Timóteo logo, ele provavelmente sentiu que o Senhor tinha outro caminho para ele ( 1 Timóteo 3:14 ). Esses fatos, assim como a falta de um aprisionamento, provam que o apóstolo estava em liberdade.

 

Em sua segunda epístola, no entanto, o apóstolo menciona várias vezes sua prisão e isso sem perspectiva de libertação. Pelo contrário, ele sabe que seu tempo de partida (desta terra) está próximo ( 2 Timóteo 4: 6 2 Timóteo 4: 62 Timóteo 4: 5 ). Ele lutou o bom combate, ele terminou o curso, ele manteve a fé e sua visão é somente para o Senhor que irá levá-lo para si mesmo. O apóstolo encoraja Timóteo em sua última epístola a cumprir seu ministério, que ele até agora tinha compartilhado com ele. Ele o encorajou a permanecer fiel apesar dos primeiros sinais de partida (da verdade) na igreja primitiva ( 2 Timóteo 4: 5 ). - A primeira epístola a Timóteo foi, portanto, escrita em torno de 63 a 64 AC e a segunda em torno de 66 a 67 AC.

 

A Primeira Epístola a Timóteo (6 capítulos)

 

  1. a) Sujeito e propósito da epístola

 

'Estas coisas vos escrevo, para que saibais como deves proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e base da verdade' ( 1 Timóteo 3: 14-151 Timóteo 3: 14- 15 ) Estes versos poderiam ser o título da Primeira Epístola a Timóteo.

 

Exatamente em Éfeso, Paulo havia proclamado todo o propósito de Deus e em sua epístola descrevia os grandes privilégios e bênçãos dos membros do corpo de Cristo. Agora ele está instruindo Timóteo (que realmente permanece em Éfeso) em sua primeira epístola em relação à ordem externa da igreja (enquanto a primeira epístola aos coríntios tratava da ordem interna da igreja). As verdades escritas na Epístola a Éfeso não mais de três anos atrás não precisavam ser repetidas ( 1 Timóteo 1: 31 Timóteo 1: 3). O apóstolo supunha essas verdades como conhecidas. É também por isso que a Primeira Epístola a Timóteo tem um caráter totalmente diferente da Epístola aos Efésios. Primeiro Timóteo não é dirigido aos crentes nem a toda a igreja, mas a um servo que foi acusado e autorizado pelo próprio apóstolo.

 

A tabela a seguir mostra algumas das principais diferenças:

 

Tema

 

Efésios

 

1 Timóteo

 

  1. Cristo

 

Ele é cumpridor do propósito de Deus e chefe da Igreja.

 

Ele veio para ser uma Testemunha de Deus neste mundo.

 

  1. A Igreja

 

O corpo de Cristo

 

A casa de deus

 

A noiva de Cristo

 

O Pilar e o Chão da Verdade, a Casa de Deus, assim como o Comportamento dos Crentes.

 

  1. O Serviço

 

Presentes para todo o corpo de Cristo

 

Encargos (ou 'escritórios') na assembléia local

 

Primeiro Timóteo, portanto, é uma epístola que contém instruções práticas para a vida das igrejas locais.

 

No primeiro capítulo, Paulo coloca o ensino do som em contraste com a Lei de Moisés.

 

O segundo capítulo trata da oração (especialmente a oração dos homens) e da posição da mulher cristã.

 

O capítulo três lida com as acusações locais de anciãos ou superintendentes e de diáconos.

 

No capítulo quatro, o apóstolo profetiza o surgimento de falsos ensinos e ele adverte Timóteo para corrigir o comportamento e o exemplo.

 

O assunto do capítulo cinco é primeiramente a provisão de viúvas entre os crentes e depois o ministério de presbíteros.

 

Finalmente, o capítulo seis descreve a verdadeira piedade como viver em devoção ao Senhor e também é um aviso de cobiça.

 

  1. b) Peculiaridades

 

Anciãos e Diáconos

 

Anciãos (em grego: presbyteros) ou superintendentes (em grego: episkopos) são duas palavras para a mesma acusação (ou 'ofício', veja Atos 20:17 Atos 20:17 ; Atos 20:28 Atos 20:28 ; Tito 1: 5 Tito 1: 5 ; Tito 1: 7Tito 1: 7 ). Além do Novo Testamento também menciona o ministério dos diáconos (grego: diaconos ). Leia Atos 6. Estes são todos os ministérios e deveres que existiam como escritórios apropriados entre as diferentes assembléias no começo.

 

Os judeus sempre tiveram presbíteros ( Êxodo 3:16 Êxodo 3:16 ; Esdras 10:14 Esdras 10:14 ; Mateus 26:59 Mateus 26:59 ; Atos 6:12 Atos 6:12 ). É por isso que não lemos sobre qualquer designação de anciãos em igrejas judaico-cristãs, embora eles também existissem lá ( Atos 11:30 Atos 11:30 ; Atos 15: 6 Atos 15: 6 ). Entre as igrejas pagãs e cristãs, os presbíteros foram designados pela autoridade apostólica ( Atos 14:23 At 14:23 ; Tito 1: 5 Tt 1: 5 ) sob a direção do Espírito Santo ( Atos 20:28 At 20:28 ). Os diáconos foram eleitos da igreja e depois confirmados pelos apóstolos ( Atos 6: 1-6 Atos 6: 1-6 ). O fato de que os presbíteros e diáconos são mencionados no título de uma epístola apenas uma vez (Filipenses 1: 1Filipenses 1: 1 ) não aponta para uma exceção, mas mais para um estado normal das igrejas. Anciãos e diáconos, no entanto, precisavam se mostrar bem e, portanto, eram nomeados somente após um certo tempo.

 

No período pós-apostólico (após a morte dos apóstolos), os homens começaram a perceber que o ofício de presbítero era diferente do ofício de superintendente. Com isso, o fundamento foi estabelecido para a hierarquia de cargos nas igrejas. Essa hierarquia até se orgulha da "sucessão apostólica". As Sagradas Escrituras, no entanto, não dão base para isso! Pelo contrário, quando Paulo se despediu dos anciãos da igreja em Éfeso, ele os recomendou e a igreja a Deus e à palavra de sua graça ( Atos 20:32 At 20:32 ). A importância dos ofícios na cristandade é muito enfatizada, ao passo que os diversos e variados dons dados por Deus são lançados em segundo plano. Esses dons são evangelistas, pastores e mestres ( Efésios 4:11 Efésios 4:11 ). No entanto, estes permanecerão para o cumprimento da igreja ( Efésios 4:13Efésios 4:13).).

 

Tanto quanto podemos ver no NT, os presbíteros ou superintendentes foram designados apenas pelos apóstolos ou seus representantes. Por isso eles receberam uma autoridade desejada por Deus, através da qual a ordem externa nas assembleias foi mantida durante o começo. Hoje em dia ninguém - e nem mesmo a igreja - possui autoridade para nomear alguém para tal cargo. A autoridade dada por Deus sempre vem de cima e nunca de baixo. Se o ministério de um presbítero não pode existir hoje como pátria / ofício oficial com autoridade bíblica, o ministério ainda pode ser praticado, com autoridade moral, por homens espirituais e para a bênção e benefício dos crentes.

 

  1. c) Visão geral do conteúdo

 

  • 1 Timóteo 1 - Lei e Graça

 

  • 1 Timóteo 2 - Oração; Posição das mulheres

 

  • 1 Timóteo 3 - Anciãos e Diáconos

 

  • 1 Timóteo 4 - Falsa e Verdadeira Doutrina

 

  • 1 Timóteo 5 - Viúvas e Anciãos

 

  • 1 Timóteo 6 - Contentamento e riqueza
  • FONTE MAURICIOBERWALD.COMUNIDADES.NET /JHON GIL/